Pesca Profissional

ExpoMar apresenta área dedicada à gastronomia e biodiversidade de peixes e frutos do mar

Ostras frescas cultivadas em Florianópolis, bottarga e outros peixes defumados, rollmops, macroalga, queijos artesanais, mel de melato de Bracatinga e aquela cachacinha especial para arrematar. O Corredor do Sabor na Feira de Negócios da Expomar 2024 terá uma profusão de iguarias e produtos de dar água na boca, de 09 a 11 de julho, em Itajaí/ SC.

A área dedicada à gastronomia contará com a participação de sete empresas convidadas, que produzem/processam pescados, entre outros negócios que valorizam insumos locais e a biodiversidade, fomentando a cultura alimentar brasileira. 

Participam as empresas: Bottarga Gold, Do campo ao Copo, Grupo Freguesia, Keylex Alimentos, Senac/ SC, Truteria e Vô Augusto. 

O espaço instalado dentro da Feira de Negócios da Expomar 2024 terá apresentação, degustação e comercialização dos produtos, promovendo a conexão entre indústria, varejo, food service e consumidor final.

BOTTARGA GOLD ( Itajaí/ SC)
Instagram: @bottarga_gold/
Site: https://bottargagold.com.br/home

A iguaria é produzida artesanalmente com a ova de tainha pescada no mar em Santa Catarina. De sabor único e marcante, a Bottarga pode ser utilizada no preparo de massas, saladas e canapés.
É comercializada inteira, ralada ou granulada, embalada na cera de abelha e a vácuo, e a coloração pode variar de laranja-âmbar até marrom escuro.
O método de desidratação e cura foi “importado” da produção italiana, o lar do ingrediente.

A empresa catarinense Caviar Brasil, que produz a Bottarga Gold, é líder no mercado brasileiro e hoje a maior exportadora do país- inclusive para europeus e asiáticos, com tradição de consumo milenar.


CAMPO AO COPO
( Florianópolis/SC)
Instagram:@campoaocopo/

Site: https://www.campoaocopo.com.br/

Santa Catarina figura entre os estados com as melhores cachaças do Brasil. A variedade de clima e solo, e o rígido controle fitossanitário em Santa Catarina contribuem para a produção de cachaças de excelente qualidade. 

As destilarias/alambiques catarinenses estão conquistando espaço no mercado mundial, com rótulos premiados e reconhecidos internacionalmente. 

O público poderá conhecer várias bebidas premiadas no stand ‘Do Campo ao Copo’, loja especializada em cachaças e licores produzidos em SC. 

GRUPO FREGUESIA ( Florianópolis/SC)

Instagram: @freguesiabar/ e @freguesiafazendamarinha/

In natura, gratinada, ao bafo, empanada, com molhos, queijos ou na versão clássica, só com um limãozinho- a ostra de Santa Catarina é uma iguaria sem igual e não à toa conquistou o Brasil todo. Hoje, o Estado responde por mais de 80% do mercado nacional, com Florianópolis puxando a produção.


No Corredor do Sabor, o público poderá degustar e adquirir o molusco fresco no stand do grupo Freguesia- a primeira empresa do Brasil que cultiva, inspeciona e comercializa as ostras produzidas. Pioneiros no cultivo, há mais de 30 anos, a empresa familiar conta com a maior fazenda marinha da região Norte da Ilha e um restaurante especializado em frutos do mar – Freguesia Oyster Bar- na frente da praia, em Santo Antônio de Lisboa.

KEYLEX ALIMENTOS ( Correia Pinto/ SC)

Instagram:@keylexalimentos
Site: https://keylex.com.br/

Com 20 selos ARTE na bagagem, a agroindústria familiar Keylex Alimentos produz uma grande variedade de queijos coloniais, além de comercializar o Mel de Melato de Bracatinga. Por meio do certificado ARTE de identidade e qualidade, os produtos artesanais podem circular e chegar na mesa das famílias em todo país.
É a primeira queijaria da serra catarinense a produzir queijo trufado, além de contar com portfólio de produtos premiados: foi medalha de bronze no Concurso Nacional de Queijos com o Queijo Fresco ao Vinho e levou mais duas de bronze no Concurso Estadual com o Queijo fresco Colonial e o Queijo fresco Apimentado, em 2023. 

SENAC/ SC

Instagram: @senacsantacatarina/
Site:https://www.sc.senac.br/algas/

O Senac SC desembarca no Corredor do Sabor e na Cozinha Show com o Projeto Macroalgas, realizado em parceria técnica com a Epagri, que visa impulsionar a cadeia da macroalga Kappaphycus alvarezii na cena gastronômica nacional.
Os pratos que serão apresentados no stand do Senac/SC exploram o potencial do alga como agente espessante, emulsificante e estabilizante, além de trazer sabor, aroma e textura. Nos três dias de evento, o público poderá conhecer sete preparos diferentes: consommè com cogumelos e alga, pesto de alga, focaccia, cookies, cinnamon roll, além de azeite e manteiga aromatizada.

Truteria (Eldorado do Sul / RS)


Instagram:@trutteria


A Truteria é a primeira e única empresa do Brasil com o selo Arte no segmento de peixes defumados. No Corredor do Sabor, a empresa convidada do Rio Grande do Sul promete apresentar iguarias como truta, pirarucu e salmão defumados artesanalmente, prontos para consumo e com um ano de validade. 

Os peixes e frutos do mar não levam nenhum conservante, produto químico e são isentos de COV’s (compostos orgânicos voláteis) produzidos na queima de lenha, madeira ou carvão. A alquimia da defumação acontece por meio de um forno computadorizado, que queima em baixa temperatura, combinando tempo x calor x fumaça que conferem sabores únicos.



VÔ AUGUSTO (ITAJAÍ/ SC)

Instagram: @vo_augusto
Site: https://www.voaugusto.com.br/

Tradicional na gastronomia germânica, o rollmops figura entre os aperitivos clássicos em bares, mercearias e empórios Brasil afora. Enquanto na Europa é feito com filé de arenque, encontrado somente nas águas do Atlântico Norte, no Vale do Itajaí os imigrantes alemães deram um toque brasileiro utilizando a sardinha, mais comum na região.


A empresa Vô Augusto recebeu o 1º selo ARTE da área de pescados em Santa Catarina, em 2021, possibilitando a comercialização em território nacional. O processo artesanal e a receita vêm do ancestral que dá nome à empresa. No Corredor do Sabor, o público poderá degustar/ comprar: Rollmops tradicional, Rollmops temperado e Rollmops ao vinagrete tipo Francês. 

Incentivo ao consumo de pescados

Em parceria com a Univali, a Expomar 2024 promoverá a Cozinha Show para valorizar a diversidade de frutos do mar da costa catarinense e mostrar a versatilidade no preparo de pratos saudáveis e nutritivos à base de pescados. 

Com as aulas de gastronomia, comandadas por professores/alunos e chefs convidados, o objetivo é estimular o aumento do consumo das proteínas provenientes da água, apresentando ao público uma variedade de receitas preparadas com pescados e outras iguarias.

Para fechar o evento, será preparada uma paella gigante. O público poderá degustar o tradicional prato de origem espanhola preparado com frutos do mar e outros ingredientes locais. A receita que leva diferentes insumos – camarão, peixes, mariscos e moluscos- sintetiza o propósito do evento, que é unir em um só lugar todos os elos da cadeia da pesca e aquicultura.

Vitrine da pesca e aquicultura

A Expomar 2024 será realizada de 09 a 11 de julho, no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí-SC. O evento contará com Congresso Internacional da Pesca, Seminário de Maricultura, Simpósio Catarinense de Piscicultura, Feira de Negócios, Cozinha Show e Corredor do Sabor.

Inscreva-se:  https://expomar.com.br/

Realização, patrocínio e apoio

A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI – Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali – Universidade do Vale do Itajaí, Fundep – Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e prefeitura de Itajaí-SC.

Tem o patrocínio do Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Caixa Econômica Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Governo Federal, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Faesc/Senar Santa Catarina.

A ExpoMar tem o apoio da Abipesca – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, ACAQ – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Conepe – Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Peixe BR – Associação Brasileira da Piscicultura e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).