O Projeto “Esse Rio é Meu”, conduzido pela Prefeitura do Rio de Janeiro e a Equipe do Planetapontocom é apoiado pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) e envolve mais de 1,5 mil escolas, 40 mil professores e 600 mil estudantes, com foco na associação de conteúdos curriculares, na recuperação e preservação de rios próximos às escolas.
Considerando que 80% dos resíduos sólidos que vão parar no oceano têm sua origem em terra, a CIRM ao articular a divulgação do “Esse Rio é Meu”, para parceiros do Projeto Piloto “Baía de Guanabara”, visa solucionar esse problema na origem, envolvendo a mudança de mentalidade e hábitos da sociedade, por meio da educação, possibilitando que, futuramente, o mesmo seja expandido para outras cidades do País.
O impacto do lixo do mar vai além da causa ambiental, pois afeta diretamente a segurança da navegação. Diante desta preocupação, a Marinha do Brasil lançou o Projeto Piloto “Baía de Guanabara”, que vem sendo conduzido pela Comissão desde 2019, com o propósito de promover a sinergia entre os atores afetos ao tema, articulando ações que possam contribuir para a despoluição dessa importante Baía.
Integrante do programa nacional “Cidades, salvem seus rios”, o Projeto “Esse Rio é Meu” será lançado no dia 2 de dezembro, na Escola Municipal Dom Meinrado, em Campo Grande, que atuará com foco na recuperação do Rio Cabuçu, muito impactado pela poluição em razão da ocupação em suas margens e do despejo de dejetos domésticos.
Adicionar Comentário