Cultura Destaque Notícias

Marcus Penido realiza no Museu Naval a exposição “MAR e VENTO na ALMA”

Mar e vento na alma

Canal da Mancha, entre França e Inglaterra.

Travessia imprevisível, mas necessária para participar da regata.

Inesperadamente as nuvens se adensam, o tempo fecha e a tempestade entra.

O vento sopra com uma força assustadora.

Raios começam a descer do céu, e um deles cai exatamente no barco.

Um sentimento indescritível toma conta dos tripulantes.

Este cenário de emoções e impotência diante de uma natureza majestosa e furiosa é retratada nas telas de Marcus Penido.

A dramaticidade das pinceladas parece refletir o movimento do mar e do vento, quase em tempo real, e da sensação de estar em um barco grande em terra e insignificante no mar revolto.

Mas nem tudo é tormenta.

Como a própria natureza, existem dias azuis, céu de Brigadeiro e mar de Almirante, e nessa paz

quase que como uma recompensa estão também as telas do artista.

Retratar essa dissonância não é tarefa fácil, mas em sua exposição Marcus Penido mostra que tem a possibilidade de refletir essas experiências, não só nas telas, mas nas velas. Muitas das obras ganharam vida pintadas sobre velas de barcos.

Acrílico sobre dacron, selando essa intimidade entre a pintura, o esporte e o prazer, uma façanha apenas para quem possui a arte, o mar e o vento na alma.

Boa viagem e bons ventos.

O artista plástico Marcus Penido inaugura a exposição MAR e VENTO na ALMA, dia 23 de novembro próximo das 16 h às 19 h e, prossegue aberta ao público até o dia 10 de Março de 2024. O horário de visitação será das 13 às 17 horas, de 3ª a domingo. A exposição acontecerá no Museu Naval, localizado no Centro do Rio de Janeiro, à Rua Dom Manuel, nº 15 – Praça XV. O evento é patrocinado por Castro Barros Advogados e OceanPact, com apoio do Canal Mar Brasil e do RUMAR – Instituto Rumo ao Mar, com realização da Marinha do Brasil juntamente com a DPHDM – Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. A curadoria, é de Patricia Neves.

Marcus encerrou no dia 15 de novembro último, a exposição “TE AMAREI PARA SEMPRE” que, aconteceu no Museu Histórico da Cidade.

Para àqueles que não conseguiram comparecer, poderão assistir no vídeo abaixo, uma palhinha com algumas pinceladas de emoções, ilustrativas do que foi a exposição: