Mentalidade marítima Notícias

VALE usará navio movido à velas rotativas para redução de carbono

A empresa mineradora VALE S/A anunciou que passará a utilizar como teste o novo navio Guaibamax , equipado com sistema de velas rotativas e que já fará sua primeira viagem nos próximos dias.

O navio, com capacidade para transportar 325 mil toneladas de minério de ferro e pelotas contará com cinco velas rotativas instaladas na embarcação que terão ganho de eficiência de 8% e redução de 3,4 mil toneladas de CO2 equivalente de navio por ano.

A iniciativa da Vale é a primeira na área e que contará também com tecnologia Air Lubrification e a adoção de navios multi-combustível . As ações fazem parte do plano de redução de 15% das emissões de escopo 3 até 2035. A Vale ainda irá reduzir as emissões de escopos 1 e 2 em 33% até 2030 e atingir a neutralidade em 2050 baseada no acordo de Paris.

As velas rotativas são rotores cilíndricos com quatro metros de diâmetro e 24 de altura . Em contato com a rotação, o ar passa a se mover em diferentes velocidades ao longo de sua superfície , resultando em uma variação de pressão que por sua vez impulsiona a embarcação para frente.