Mentalidade marítima

FEMAR realiza projeto Água dos Oceanos

No dia 26 de março, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) realizou mais uma atividade do “Água dos Oceanos”, em parceria com o Projeto “Ilhas do Rio”. A escola selecionada foi a E. M. João de Deus, localizada na Penha Circular, na cidade do Rio de Janeiro. 

Mais de 175 estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental foram reunidos para participar de ações com o propósito de desenvolver a mentalidade marítima, conhecer o mundo da biodiversidade marinha e explorar a importância da preservação da água.

A atividade nomeada “Protetores dos Oceanos” evidencia a descoberta sobre a biodiversidade marinha, a necessidade de preservação da água e a conscientização sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra.

O Projeto “Ilhas do Rio” dialoga com o público escolar sobre o oceano, a biodiversidade e a poluição marinha, com recorte para o nosso litoral carioca e o uso de diferentes recursos didático-pedagógicos, como coleção de zoologia do setor educativo do Museu Nacional, jogos educativos e vídeos sobre as diferentes linhas de pesquisa realizadas no Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras) e águas do entorno.

O PROJETO “ÁGUA DOS OCEANOS”

“Águas dos Oceanos”,desenvolvido por meio do Projeto Atividades de Conscientização (PROATICONS), tem a intenção de disseminar aos alunos, oriundos de escolas municipais do Rio de Janeiro, a importância que as águas dos oceanos têm para a humanidade. O PROATICONS realiza diversas atividades de cunho cultural, visto que a conscientização é o primeiro passo para salvar os oceanos e mares, despertando um sentimento de maritimidade nas crianças e jovens da nossa Sociedade.

O Projeto faz alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Desenvolve a conscientização de que sem os oceanos não há vida humana na Terra e que preservar as águas de qualquer tipo de poluição é responsabilidade de todos.