Amazônia Azul Marinha Mentalidade marítima

“Mar de Escolhas” leva profissionais do mar para escolas no Rio de Janeiro

Para promover a mentalidade marítima e ressaltar as profissões relacionadas aos mares e oceanos, a Fundação de Estudos do Mar (FEMAR) criou o projeto “Mar de Escolhas” que leva, às Escolas Estaduais e Municipais do Rio de Janeiro, profissionais para incentivar e divulgar, junto aos alunos, o conhecimento sobre as oportunidades das profissões ligadas ao mar.

Nesta quinta-feira (11), o Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Mário de Andrade, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi a terceira escola contemplada com as palestras, neste ano. A Terceiro-Sargento Thaíse de Carvalho, do Serviço de Seleção Pessoal da Marinha, explicou sobre as formas de ingresso na Força e ainda contou aos alunos sobre a própria experiência de ser militar. “É extremamente importante a divulgação dos concursos nas escolas para que as crianças e adolescentes conheçam mais sobre a Marinha. Essa é uma grande oportunidade”.

Além das formas de ingresso na Força Naval, a primeira mulher Comandante da Marinha Mercante do Brasil, Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato, apresentou as oportunidades de carreira e os tipos de profissões exercidas na Marinha Mercante. “Esse é um projeto incrível. Eu me emociono a cada escola que vou, a cada sala de aula que entro, pois sabemos que a educação transforma. É muito gratificante quando pais de alunos comentam que o filho assistiu à palestra e ficou muito interessado em conhecer mais sobre a profissão”.

Para a professora de História e Orientadora Educacional do CIEP, Márcia Regina Miguel, os palestrantes ajudam a levar para os alunos novas perspectivas de profissão. “Ficamos muito felizes. É uma ótima oportunidade para que nossos alunos conheçam outras profissões e tenham outras perspectivas para o futuro. Eles tiram dúvidas, ficam interessados e isso pode transformar vidas”.

Ao final das palestras, os alunos puderam tirar dúvidas e conversar com os participantes. Como fez a estudante Yasmim Silva, de 16 anos, que deseja fazer o concurso para a Escola de Aprendizes-Marinheiros. “Um amigo falou do concurso. Eu li e fiquei muito interessada. Consegui me matricular em um curso preparatório e estou estudando. Hoje, conversei e conheci mais da profissão que quero seguir”.

Os amigos e estudantes Luiz Henrique e Salomão Esteves, de 17 anos, também aproveitaram a oportunidade para aprender mais sobre as profissões, porém, com focos diferentes. Luiz Henrique ficou interessado nas informações sobre a Marinha Mercante, já Luiz Henrique quer seguir a carreira na Marinha do Brasil. “É o meu sonho desde pequeno e hoje foi uma grande oportunidade para conhecer mais. Vou estudar e me dedicar para conseguir o que tanto almejo”, contou Luiz.

Projeto “Mar de Escolhas”

Criado em agosto de 2023, o projeto já atendeu 13 escolas e cerca de 770 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Para 2024, há a previsão para mais 18 escolas.  O objetivo da iniciativa é informar e conscientizar alunos da rede pública sobre oportunidades de trabalho e carreiras relacionadas ao mar, além da formação e capacitação de profissionais. Para a Pedagoga da FEMAR, Priscilla Wandermurem, o projeto tem aberto a mente dos jovens ao disseminar o conhecimento do mar e desenvolver a mentalidade marítima. “No dia de hoje, atendemos 120 alunos. Levamos conhecimento sobre as profissões da Marinha do Brasil e da Marinha Mercante e um pouco da importância que o mar tem para o nosso País”.

A Fundação recebe inscrições de escolas públicas estaduais e municipais do Rio de Janeiro que estão interessadas no projeto. Para receber as palestras, a escola pode fazer a inscrição por meio do endereço linktr.ee/fundacaofemar.