Mentalidade marítima

Convido você a participar!

 Onde estiver, escolha a sua rádio. Informações Meteorologicas  Seu Calendário Internacional Classe Finn - Drive In Virtual do Conhecimento Náutico
       
 

Convido você a participar!  

Quando navegamos na internet estamos navegando pelo mundo de uma forma rápida e instantânea. Notamos não somente a cultura de outros países como também a aplicação da tecnologia em todos os meios economicos e na náutica não seria diferente.   A importância deste olhar, é ter a visão que nós podemos auxiliar na mudança já que temos muito o que mudar.

O primeiro passo que consigo visualizar e efetivamente agir, é na disseminação da informação já que na internet temos muito conteúdo que pode ser explorado. Talvez a forma de organizar estas informações sejam o caminho para podermos dar mais visibilidade a toda náutica brasileira. É claro que com a sua ajuda o quadro ficará até mais bonito.

Selecionamos para você os vídeos, coloque o cursor no canto esquerdo do quadro de exibição dos filmes e selecione o vídeo desejado. Este vídeos tem o foco nos velejadores de Optimist, exemplos que podem ser seguidos por escolas de vela, clubes, etc.

Venha participar de nosso grupo no Facebook – Velejadores de Optimist.

Noticias Náuticas     Notícias Revista Náutica          Náutica News Today      Jornais do Mundo

Aquele que divulga, comenta, compartilha o seu conhecimento, contribui

para a Cultura Náutica e Mentalidade Marítima.

Mudança de paradigma.

É muito comum não sabermos que atitude tomar, estamos as vezes tão preocupados com o excesso de informações, provavelmente negativas que ficamos sem saber o que fazer. Nesta publicação você com certeza poderá avalizar o que estou dizendo.  Aparentemente os links desta página lhe levarão a vários mundos, mas procuramos condensar todas as informações de uma maneira que você possa se utilizar das mesmas de forma a lhe ajudar e também contribuir para que você possa utilizar das informações no seu clube, e com seus amigos.

O foco desta publicação são os velejadores de optimist, pequenos velejadores que podem ser a base de todo o esporte. Como aumentar esta base nos clubes?  Como ter acesso a barcos com um custo que não seja o custo Brasil?  Como elaborar um calendário único Brasileiro? Como dar mais visibilidades a este esporte? Muitas destas perguntas e outras mais podem ser feitas.   São perguntas que precisam ser respondidas com ações efetivas de todo o grupo da náutica.

Os grupos da Náutica através dos anos vem trabalhando de forma isolada, não temos aqui os VELEJADORES DO BRASIL. Pode ser que por isto não tenhamos outras conquistas, pois o problema de um grupo não é interesse do outro grupo.  Na realidade isto são apenas hipóteses, mais a verdade também tem que ser reconhecida, precisamos evoluir em muitos pontos. Apreciar as pequenas conquistas deve ser um hábito para aqueles que pretendem contribuir para a cultura náutica.

Cada conquista tem um sabor especial e toda a conquista por menor que seja, deve ser elogiada e compartilhada. Não há dúvida de que para alcançarmos o sucesso temos de trabalhar duro por um longo período. Este sucesso não vem da noite para o dia, ele é construído ao longo do tempo. Acredito que, entre os participantes de atividades náuticas, haja muitas pessoas de visão dispostas a compartilhar novos conceitos; no futuro iremos comemorar juntos o sucesso de nossas ideias.

Cultura Náutica e Mentalidade Marítima.

O conhecimento adquirido através dos livros, dos vídeos,  permite que você também colabore com a melhoria de nossa cultura náutica e mentalidade marítima. Se você gosta de nosso trabalho, cadastre-se no Instituto Rumo ao Mar, e nos parceiros, divulgue, compartilhe – torne-se um membro efetivo mediante sua participação.  Lembro a você que quando se adquire conhecimento, domina-se algo novo.

A decisão de adquirir conhecimento novo depende apenas de você. Quando você não compartilha a nova informação que adquiriu e que gostou, o valor dela se torna menor. Valorize seu novo conhecimento, compartilhando-o com seus amigos. As leis naturais são sábias; se você compartilhar, terá um retorno maior para o seu próprio crescimento.

Logotipo ConhNautico

Rede Virtual do Conhecimento Náutico é parceira do Instituto Rumo ao Mar.