Destaque Mentalidade marítima SECIRM

Cerimônia de Lançamento da 3ª Edição do Livro “O Brasil e o Mar no Século XXI” é matéria de capa da 13ª Edição do Informativo Cembra

Amazônia Azul. É este o nome dado à área marítima sob a jurisdição do Brasil. Certamente um dos mais importantes tesouros nacionais. Uma riqueza que merece ser profundamente estudada, explorada de forma sustentável e, acima de tudo, respeitada. São exatamente ações como essas que o Centro de Excelência para o Mar Brasileiro, o Cembra, tem o orgulho de estimular e desenvolver.
O Cembra foi criado em 2009. Sua missão é propor, coordenar e executar projetos e ações estruturantes relacionadas ao estudo e aproveitamento do Mar Brasileiro. Tudo isso é feito através da integração das partes interessadas e da aplicação de conceitos de excelência, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento nacional no mar.
A origem do livro remonta a 1998, quando se comemorou o Ano Internacional dos Oceanos. Naquela oportunidade, a ONU criou a Comissão Mundial Independente dos Oceanos (CMIO), tendo à frente o presidente de Portugal, Dr. Mário Soares e que, com a contribuição de 36 países, inclusive do Brasil, produziu um documento histórico sobre a importância do mar para a humanidade, intitulado “O Oceano – Nosso Futuro”.
Após a entrega do documento à ONU, a CMIO foi extinta.
O representante brasileiro na CMIO foi o então Ministro de Ciência e Tecnologia, Prof. Dr. Israel Vargas. Na mesma ocasião, e fruto, inclusive, de estímulo da própria CMIO, foi estabelecida, no Brasil, a Comissão Nacional Independente dos Oceanos (CNIO), presidida pelo Prof. Dr. Israel Vargas, e que elaborou um importante diagnóstico, denominado “O Brasil e o Mar no Século XXI – Relatório aos
Tomadores de Decisão do País”, o BMS21, lançado naquele mesmo ano (1998).
De forma similar ao que aconteceu com a comissão mundial, a CNIO foi desativada após o lançamento da 1ª Edição do BMS21.

Consulte a seguir na integra, a 13ª Edição – Abril 2023 do Informativo Cembra.