Parabéns a Marinha do Brasil, em especial a Base Naval da cidade de São Pedro da Aldeia no Estado do Rio de Janeiro, por sempre incentivar os esportes náuticos e realizar todo ano a Regata do dia do Marinheiro na Laguna de Araruama.
E neste ano a regata marcou a estreia da mais nova Classe da Vela Brasileira, a Classe Dinghy 6.5, fundada pela, também recém criada, AVCD – Associação de Velejadores da Classe Dinghy 6.5, que trás uma série de inovações perante a atual ABCD – Associação Brasileira da Classe Dingue.
A Dinghy 6.5 foi fundada por diversos velejadores de Dingue, insatisfeitos com os rumos dados nas regatas e competições de Dingue organizadas pela ABCD, que começou a exigir exclusividade de um único fabricante de mastros, e nos casos dos cascos, aceitar apenas os fabricantes Pomar, Mapau, Elber e Holos, deixando de fora o Dingue fabricado pela Arquifibra, apelidado de DAG (que novo custa quase metade do preço de um Holos também novo).
Já conversei com Miguel Pomar, criador do Dingue, e seu filho Gabriel Pomar, e o projeto do Dingue já está em domínio público. O Dingue foi um veleiro projetado em 1978 para ser barato, acessível, simples de velejar, e divertido para passear e correr regatas em duplas, ou até mesmo solo. E é esse espírito que a atual AVCD, Classe Dinghy 6.5 busca resgatar. Barco ótimo pra iniciar pessoas de qualquer idade na vela.
Entre as inovações trazidas pela Classe Dinghy 6.5, que promete organizar o seu primeiro Campeonato Brasileiro em 2025, além de aceitar todos os fabricantes do barco modelo Dingue inspirado no Dingue do Pomar, cada associado terá direito a votar os rumos da Classe, novas categorias de peso como a 180kg dupla, além das tradicionais 120kg e 150kg, e o que é mais bacana ainda é que teremos a categoria solo. Eu por exemplo que fico sempre procurando um proeiro para correr regatas, gostei muito dessa. Tenho 95 kg, um peso bom para velejar um Dingue sozinho.
Outra inovação é que cascos antigos como Holder, Mistral, Magnum e outros veleiros semelhantes como o Dingue com armação cat boat terão a possibilidade de velejar na classe agrupados em categorias.Anúncioshttps://c0.pubmine.com/sf/0.0.7/html/safeframe.htmlDenunciar este anúncio
E a XXVII Regata dia do Marinheiro da Base Naval de São Pedro da Aldeia recebeu com muito carinho a nova classe, e os 20 velejadores de Dingue presentes correram na Classe Dinghy 6.5, que premiou os 3 primeiros no geral, e os 3 primeiros no masculino e feminino.
Num total de 3 regatas, numa raia que tinham juntos veleiros Hobie Cat 14 e 16, veleiros Tikis, Lasers, Orcas e outros na Bico de Proa, o evento teve ventos muito fracos no quadrante leste no sábado, com a realização de apenas uma regata, e ventos na casa dos 12 nós no quadrante de sul no domingo, quando ocorreram duas regatas.
Tivemos também regatas de canoa havaiana com vários clubes da região, e Optimist para crianças até 16 anos.
A festa foi linda, como poderão ver nas fotos a seguir.
Um parabéns especial aos clubes e flotilhas de vela que fomentam a vela na Laguna de Araruama como os projetos sociais de Iguaba Grande, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Flotilha Barravela Iguaba, Buena Vela Social Clube de Araruama, Vela Jovem Macaé e aos vários velejadores solos que também prestigiaram o evento.
A Escola de Vela de Rio das Ostras, projeto lindão desenvolvido pelo velejador Marcelo Patrício e sua equipe, foram a maior Flotilha na Dinghy 6.5 com 5 barcos, faturando 1.o geral com a dupla feminina Manuella e Isabela, e 2° lugar geral com a dupla, Maria Clara Patrício e Marcelly Patrício, pódio que se repetiu no feminino.
A próxima regata com a participação da Classe Dinghy 6.5 acontece exatamente dias 14 sábado e 15 domingo na casa deles em Rio das Ostras. É a terceira edição da Regata Partiu Verão organizada pela Prefeitura de Rio das Ostras, que promete mais uma vez ser um sucesso.
Inscrições ao custo de um alimento não perecível poderão ser feitas no dia 14 sábado até às 10 horas na praia colada ao Iate Clube Rio das Ostras.
É a Classe Dinghy 6.5 chegando para popularizar cada vez mais a vela brasileira.
Quem quiser conhecer mais sobre a Classe Dinghy 6.5 é só visitar www.avcd65.com.br
Quem quiser se filiar a nova classe é só clickar em https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTuPtYoMzRDfBSc4jbSH0FV15EOcrzUsQRAzWutxgGz32gkA/alreadyresponded
Adicionar Comentário