ESPORTE Vela

Velejadores de SC disputam a Copa Brasil de Vela de Praia

A cidade de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, se prepara para sediar a Copa Brasil de Vela de Praia 2023. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), acontecerá entre os dias 31 de maio e 04 de junho e contará com a participação de diversos velejadores de renome nacional. A flotilha do Veleiros da Ilha será composta pelos velejadores Bruno Fontes (ILCA 7), Xandi Paradeda e Marina Arndt (Snipe Misto), José Irineu e Isabela Rocha (Snipe Misto) e Larissa Juk (Lightning Misto). 

Campeão Pan-Americano e Mundial de Snipe, Xandi fará dupla com Marina Arndt, enquanto José Irineu terá como parceira a velejadora Isabela Rocha. As duas duplas disputam a única vaga para representar o país no Chile. O mesmo vale para Bruno Fontes. Vice-campeão na última edição (Lima-2019), o velejador precisa vencer o evento para assegurar a vaga. Já Larissa Juk fará parte da equipe composta por ela, Tommy Sumner, e Ana Barbachan.

“Teremos uma grande disputa pelas vagas para o Pan. Representar o Brasil é sempre muito especial e todos que estão aqui querem essa vaga”, comenta Bruno Fontes.

Além das classes ILCA 7, Snipe Misto e Lightning Misto, outras categorias estarão em disputa durante a seletiva para o Pan. São elas: ILCA 6 e iQFOil (Feminino). Além disso, a competição é aberta para classes que não fazem parte do programa pan-americano, como Hobie Cat 16, Hobie Cat 14, ILCA 6 (Masculino), Optimist, Dingue, Wingfoil (Masculino e Feminino) e iQFOiL (Masculino).

Para as classes ILCA 7, Snipe Misto e Lightning Misto estão previstas até nove regatas, sendo duas por dia. A competição começa na quarta-feira e segue até o domingo, quando serão conhecidos os campeões.