Vela

70ª edição da Regata Santos-Rio, reúne grandes nomes da vela brasileira.

Sede Guarujá. Crédito: arquivo ICS

Segue a todo vapor as inscrições e confirmações para a disputa da histórica 70ª edição da Regata Santos-Rio, a mais tradicional da Vela de Oceano do país. Tem largada marcada para às 12h da sexta-feira, dia 23 de outubro, na Baía de Santos. Já são mais de 70 barcos confirmados dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Bahia, o que praticamente dobra a estimativa inicial que era de 40. A organização é do Iate Clube de Santos e do Iate Clube do Rio de Janeiro com apoio da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, da Prefeitura de Santos e da CBVela.

Confirmaram presença Martine Grael, atual campeã Olímpica da Rio-2016, que irá competir no barco Blue Seal. Torben Grael, que soma cinco títulos como comandante e, é o maior vencedor desta regata ao lado de Eduardo Souza Ramos, além de outros grandes nomes da vela nacional. Torben será também tutor da tripulação composta majoritariamente por integrantes do programa Vela Jovem, da CBVela.

Torben Grael durante o Ubatuba Sailing Festival em setembro / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Samuel Gonçalves, campeão mundial da classe Star em 2015 estará junto com Lars Grael, fruto do Projeto Grael em Niterói (RJ). No barco, como tripulante, estará também Henry Boening, o “Maguila”, proeiro do bicampeão olímpico Robert Scheidt.

Outros destaques são: Giovanna Prada, filha de Bruno Prada, que tem duas medalhas Olímpicas (Prata em Pequim 2008 e Bronze em Londres 2012) e, cinco títulos Mundiais, Nicholas Grael, filho de Lars Grael, dono de duas medalhas Olímpicas (1988 em Seul e 1996 em Atlanta), além de Marina Arndt, filha do velejador Bernardo Arndt que, já foi prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara em 2013 e participou de Olimpíada. Marina disputou os últimos quatro Mundiais da juventude. Outros jovens talentos a bordo, serão: Gabriel Simões, Bruna Patrício, Iam Paim, Pedro Madureira e Nicolas Bernal.

Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, vai completar o barco. Ele destacou a importância da competição e ressaltou a presença de Torben como tutor da garotada: “Ter um barco da CBVela competindo na Regata Santos-Rio é um sonho realizado após tantos anos na gestão da Confederação Brasileira de Vela e da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro. Participei de várias edições da Regata que, tem um valor muito especial na minha formação como pessoa e profissional”.

Mais dois grandes nomes confirmaram participação para a disputa da histórica 70ª edição da Regata Santos-Rio: 1- Isabel Swan, Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, na China, em 2008 – ao lado de Fernanda Oliveira, primeiras mulheres brasileiras medalhistas olímpica na Vela. Vai integrar o barco Boto IV, de André Sobral, de São Paulo e, disputará sua segunda edição da Santos-Rio e; 2- Maurício Santa Cruz, o Santinha, com participações Olímpicas em Atenas 2004 e Sydney 2000, pentacampeão Mundial nas classes Snipe e J-24, bicampeão Pan-Americano na Rio-2007 e Guadalajara 2011, é outra fera confirmada.

Isabel Swan na frente no barco (Crédito: Sailing Energy)

Santinha vai disputar a 70ª Santos-Rio no barco Mini-Transat em dupla mista com Adriana Kostiw, como primeiro treinamento visando a campanha Olímpica para Paris-2024. Pela primeira vez nos próximos Jogos, a Vela de Oceano entrará no programa olímpico com barcos de 30 pés em dupla mista que, serão disputados na região de Marselha, ao sul da França.

“Essa regata será o lançamento da minha campanha Olímpica para Paris-2024 onde correrei com a Adriana. Este ano será diferente pois estarei correndo pela primeira vez numa regata oceânica em dupla. Será para mim uma regata de aprendizado pois algumas manobras serão mais lentas , terá a questão do sono/cansaço e testar algumas formas de organizar o barco para ficar o mais prático possível”, disse o experiente velejador que chegou a ter recorde da Santos-Rio em duas oportunidades em 1995 e 2006.

Maurício Santa Cruz (Santinha) / Crédito: Arquivo Gallas Press

A Marinha do Brasil também apoia a 70ª edição da Regata Santos-Rio. Dois barcos ficarão na região de Ilhabela (SP) e de Angra dos Reis (RJ) dando apoio aos velejadores que irão percorrer cerca de 180 milhas náuticas ou, 300 km, até a capital carioca.

Também em comemoração à data, o Iate Clube de Santos oferecerá aos três primeiros colocados da Classe Clássicos, o troféu que representa o prêmio internacional da regata de veleiros clássicos mais antiga do mundo, organizada pelo Yacht Club de Monaco, a Regata La Belle Classe.

Mudanças na Recepção e na premiação por conta da pandemia

Tradicionalmente, na noite que antecede a largada, o evento é aberto com um jantar de boas-vindas oferecido pelo Iate Clube de Santos às tripulações e seus familiares. Neste ano, em função da pandemia, a organização e os dirigentes do clube oferecerão um coquetel especial para os comandantes, no Mirante da sede Guarujá, onde acontecerá a habitual reunião dos comandantes e a entrega dos kits, compostos por camiseta do evento + boné/viseira do ICS para todos os velejadores. Haverá também um jantar que será servido diretamente em cada barco separadamente por conta da pandemia. Tudo respeitando os protocolos de distanciamento social e higienização exigidos pelo Governo do Estado de São Paulo.

A cerimônia de entrega de prêmios no Iate Clube do Rio de Janeiro, está sendo estudada em função da pandemia.

Iate Clube do Rio de Janeiro. Crédito: arquivo ICRJ

Acompanhamento online da 70ª Santos-Rio

A 70ª Santos-Rio poderá ser acompanhada online em tempo real, tanto pelas famílias como, a imprensa e demais pessoas, pelo sistema SPOT Brasil, subsidiária da empresa americana Globalstar Inc, que fará o rastreamento dos veleiros.

Após a 70ª Santos-Rio, será realizada a 51ª edição do Circuito Rio entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro com, organização do Iate Clube do Rio de Janeiro. O Circuito Rio valerá como Campeonato Brasileiro da classe ORC.

As disputas serão nas classes ORC, IRC, BRA-RGS e BRA-RGS Clássicos, Bico de Proa e Mini 6.50 e Multicascos com inscrições abertas.

Mais detalhes pelo Aviso de Regata –https://www.icrj.com.br/ ou com Fabrizio Gallas +55 21 994004061 & <fabrizio@gallaspress.com.br>