ESPORTE Vela

Semana de Monotipos abre 50ª edição da SIVI em Ilhabela (SP)

A 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela abriu seu cronograma de regatas com a Semana de Monotipos, evento para classes olímpicas e Pan-Americanas neste fim de semana, 14, 15 e 16 de julho.

Atletas de todas as idades se divertiram em uma competição de vela clássica, que começou com efeitos do ciclone na costa brasileira e que terminou com ventos tradicionais na ilha do litoral norte paulista.

Com sede na Escola de Vela Lars Grael, o evento contou com 160 barcos espalhados, nas classes 420, Dingue, Finn, HC16 e Star, ILCA 4, 6 e 7, Optimist, Snipe e Wingfoil.

O destaque ficou para a garotada do Optimist, classe de introdução a modalidade. Com categorias para estreantes e veteranos, a criançada de 7 a 15 anos sentiu a sensação de disputar uma regata da competição mais tradicional da modalidade na América Latina.

“O primeiro dia tivemos um vento Sudoeste forte. Conseguimos fazer boas regatas no domingo (16), com boas condições de vento e dia ensolarado. Foi muito legal o clima de competitividade, mas mantendo a amizade e encontro de velejadores experientes com a criançada! Premiamos os velejadores destaque e já estamos no clima da 50ª SIVI”, explicou Cuca Sodré, Diretor da SIVI. 

Os barcos das classes ORC, BRA-RGS, VPRS, C30, HPE 25, Clássicos, Bico de Proa e Multicasco já começam a navegar para Ilhabela (SP). A principal competição do País será realizada de 22 a 29 de julho.

“O Campeonato foi muito organizado e divertido. Tivemos vento forte no início, que preocupou nas primeiras regatas, mas o tempo normalizou e todos os velejadores saíram felizes!” 

”As regatas do Monotipo foram acirradas e mostraram o alto nível do Brasil nas classes olímpicas e pan-americanas”, explicou Marco Lagoa, velejador do YCSA – Yacht Club Santo Amaro.

Sobre a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Para a edição de 2023, estão convidadas as classes HPE30, ORC, Clássicos, C30, BRA-RGS, Bico de Broa, Multicascos e HPE25. Os mais de 100 barcos esperados para as regatas de julho participarão de provas em percursos variados ao longo da semana.

Além das competições, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela também oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, como shows, exposições e palestras.

A competição abre no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. A travessia tem mais de 50 milhas náuticas e contorna a icônica ilha do litoral norte paulista. 

A organização fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha.