O vento mudou em Vilamoura. Entrou com fortes rajadas sudeste e levantou as ondas no mar português nesta sexta-feira (23). Melhor para Robert Scheidt. O bicampeão olímpico velejou bem e assumiu a vice-liderança do ILCA Vilamoura European Continental Qualification. Neste sábado (24), o brasileiro volta à água para as duas últimas regatas com grandes chances de conquistar uma medalha na última competição oficial antes da Olimpíada de Tóquio.
Enquanto Scheidt compete por uma medalha em Portugal, uma torcida especial fica ligada na internet a cerca de 2 mil quilômetros. Sua mulher, Gintare, e os filhos Erik, de 11 anos, e Lukas, com oito anos, têm acompanhado as regatas em Vilamoura em transmissões pelo Youtube (https://www.youtube.com/c/VilamouraSailing), diretamente da casa da família, na cidade italiana de Torbole, às margens do Lago Di Garda. Erik já coleciona títulos na classe Optimist e pode ser considerado o torcedor número um do pai, que, aos 48 anos, é o atleta mais velho da flotilha.
Nesta sexta-feira, penúltimo dia da fase final em Vilamoura, Robert conseguiu um 14° e um 5° lugares, saltando do quinto para o segundo lugar, com 68 pontos perdidos, já contando um descarte. O brasileiro está a 14 pontos do líder, o britânico Michael Beckett, que tem 54pp. Já a vantagem de Scheidt para o terceiro colocado, o alemão Philipp Buhl, é de cinco pontos. A partir da quarta até a sexta colocação, a diferença entre os velejadores é de apenas um ponto, dando a medida do equilíbrio e do alto nível técnico do campeonato, que tem em jogo as últimas oito vagas europeias para a Olimpíada e está reunindo 139 competidores.
“Tivemos um dia de muito vento, ondas e, consequentemente, duas regatas muito duras fisicamente. Após uma boa largada na primeira prova, eu estava bem colocado. Mas, infelizmente, como as boias são verdes e muitas vezes se confundem com a cor da água do mar, acabei passando da linha e fazendo um percurso maior. Apesar de perder posições, consegui me recuperar e chegar em 14°. Na segunda disputa, novamente larguei bem, montei a primeira boia em décimo e cruzei a linha de chegada em quinto. A velocidade continua boa e para este sábado há expectativa de que o vento continue forte e com mais onda. Estou contente por chegar ao último dia nessa situação de poder brigar por uma medalha. Esse era o objetivo”, disse o velejador, que é patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex e que conta com o apoio do COB e CBVela.
Perto do segundo título em 2021 – Em sua última competição antes de Vilamoura, no mês de março, Robert Scheidt conquistou o título da ILCA Coach Regatta Lanzarote, na Marina Rubicón, em Playa Blanca, no litoral do arquipélago das Ilhas Canárias, na Espanha. A vitória no campeonato promovido pelos treinadores veio após completar seis das oito regatas entre os top cinco. O título não foi seu primeiro pódio em 2021 nas Ilhas Canárias. Na primeira competição do ano olímpico, Scheidt conquistou o vice-campeonato no Lanzarote Winter Series, em fevereiro.
Adicionar Comentário