ESPORTE Vela

Robert Scheidt sobe para 8º na classificação geral da Olimpíada de Tóquio

Sailing Energy / World Sailing

 Robert Scheidt velejou em top 10 nas duas regatas da classe Laser da Olimpíada de Tóquio, disputadas na madrugada desta segunda-feira (26) e agora ocupa a oitava posição da classificação geral. O bicampeão olímpico conseguiu um 10° e um 4° lugares, resultados que garantiram um salto na classificação geral, passando de 11° para 8°, já dentro da zona que garante vaga na medal race. Na madrugada desta terça-feira (27), o brasileiro volta à raia de Enoshima para encarar as três regatas programadas.

Scheidt viveu dois momentos distintos no segundo dia nos Jogos do Japão. Na primeira regata, se envolveu em um incidente com o britânico Elliot Hanson na primeira perna de contravento. Ao pagar o 720 como punição (dois giros em torno do eixo do barco), perdeu terreno e montou a primeira boia em 31°. A partir daí, aproveitou o vento entre 15 e 17 nós para iniciar uma reação que culminou na ultrapassagem de 20 barcos para cruzar a linha de chegada em 10°. Milivoj Dukic, de Montenegro, ganhou a prova.

Na segunda regata do dia, decidiu ser mais agressivo na largada. Conseguiu andar na frente no contravento e chegou à primeira boia em primeiro. E, apesar da queda da velocidade do vento (entre 11 e 13 nós na parte final da prova), conseguiu se manter no pelotão da frente da flotilha, para terminar o dia com um quarto lugar importante para se manter entre os dez primeiros na classificação geral e seguir firme na luta por uma medalha na sétima Olimpíada e aos 28 anos de idade. A vitória ficou com o sueco Jesper Stalheim.

Com o desempenho desta segunda-feira, Scheidt está em 8° lugar na competição da classe Laser, com 14 pontos perdidos, já contando o descarte do pior resultado (11° na regata de estreia). Robert está a apenas cinco pontos do segundo colocado, o croata Tonci Stipanovic, com 9pp, e nove atrás do líder, o finlandês Kaarle Tapper, com 5pp.

O bicampeão olímpico Robert Scheidt é patrocinado pelo Banco do Brasil e Rolex e que conta com o apoio do COB e CBVela.