ESPORTE Vela

Presidente da CBVela realiza visitas técnicas a projetos sociais de vela no Rio de Janeiro

Na foto: Lars Grael, Daniel Azevedo, Samuel Gonçalves, Carlos Eduardo Coelho e Torben Grael / Crédito: Divulgação

O presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Daniel Azevedo, realizou nesta semana duas visitas técnicas a projetos sociais de vela no Rio de Janeiro, reforçando o compromisso da entidade com o desenvolvimento e a valorização da vela social no Brasil.

A agenda teve início com a visita ao projeto Velejando para o Futuro, iniciativa da própria CBVela com patrocínio master da Shell Brasil e apoio do Grupo OceanPact, que acontece na Marina da Glória. Lá, o cearense presenciou de perto a rotina dos alunos, em suas aulas teóricas e práticas. Em seguida, Daniel esteve no Projeto Grael, em Niterói, um dos maiores e mais respeitados programas de formação esportiva e cidadã do país.

Recebido pelos anfitriões Lars e Torben Grael, ao lado do presidente do projeto, Carlos Eduardo Coelho, Daniel destacou a importância do intercâmbio entre as iniciativas e da presença da Confederação nesses espaços. “Estar junto aos projetos sociais é essencial para entendermos suas demandas, somarmos forças e buscarmos caminhos para que a vela alcance cada vez mais jovens. São experiências inspiradoras, que nos ajudam a pensar em políticas públicas e estratégias para ampliar o impacto social do nosso esporte.”

Também acompanharam a visita o gerente de eventos da CBVela, Walter Boddener, e o coordenador da Academia Brasileira de Vela, Samuel Gonçalves, velejador que iniciou sua trajetória justamente no Projeto Grael. Para Samuel, a presença institucional representa um marco. “Mesmo com visitas frequentes, momentos como esse são sempre marcantes. Ter a Confederação presente, ao lado de ídolos como Lars e Torben, mostra para os alunos que eles fazem parte de algo maior. Reconhecer a história de 27 anos do Projeto Grael e abrir portas para novas parcerias, é vital para o futuro da vela social no Brasil.”

Aproveitando reuniões oficiais do presidente com a diretoria da CBVela, Daniel estenderá sua viagem em visitas às escolas sociais de vela da Região dos Lagos, acompanhado do diretor da vela social da CBVela, Anderson Wilnes. As visitas também ocorrerão no norte do estado. Esta   agenda faz parte de um plano mais amplo da CBVela de aproximação com projetos sociais em diferentes estados, com foco em apoiar, valorizar e integrar ações que utilizam a vela como ferramenta de inclusão, educação e transformação social.