Mais uma vez, a Regata Volta à Ilha NDTV 35 Anos testou ao máximo a habilidade e resistência dos velejadores. Assim como em 2023, a principal competição de vela oceânica de Santa Catarina desafiou as equipes com mais de 24 horas de duração, enfrentando condições adversas como chuva e ventos variáveis de sul ao longo de sábado e domingo.
Após quase 13 horas de prova intensa, o Veleiro Ponta Firme cruzou as águas da Baía Norte para conquistar o título de Fita Azul, prêmio concedido à primeira embarcação a completar o percurso de 67 milhas náuticas (125 km). A vitória foi decidida em uma disputa acirrada contra o Zeus Team, que permaneceu lado a lado com o Ponta Firme durante boa parte da regata. No final, o Ponta Firme abriu uma vantagem de pouco mais de três minutos, garantindo o triunfo em um dos eventos náuticos mais tradicionais do Brasil.
“Foi uma regata muito difícil, com momentos de muito vento e outros de calmaria. Ficamos o tempo todo lado a lado com o Zeus, desde a largada. Foi um dia muito duro, com chuva constante”, comentou o comandante Adriano Santos.
Chegadas emocionantes no sábado à noite
Ainda na noite de sábado, apenas outras seis equipes completaram o percurso: Zero, Cavallo Loko, Carpe Diem, Sette, Salvo Conduto e Pangea. Com a chegada dessa primeira parte da flotilha, começaram a ser definidos os resultados das classes. Na classe ORC, o Sette consagrou-se campeão após a correção de tempo, seguido pelo Ponta Firme (vice-campeão) e o Zeus Team, que ficou em terceiro lugar.
Superação na madrugada de domingo
No fim da noite de sábado, os primeiros veleiros das classes RGS e Bico de Proa cruzaram a linha de chegada. Próximo das 23h, o Zero confirmou o título na classe Bico de Proa, com o Carpe Diem na segunda posição e o Guga Buy completando o pódio já às 4h de domingo.
Na classe RGS, o Salvo Conduto garantiu o título ao finalizar o percurso pouco antes da meia-noite, seguido de perto pelo Pangea, que também chegou na noite de sábado. O terceiro colocado, o Campeche, cruzou a linha de chegada já na madrugada de domingo.
Regata entra pela manhã de domingo
A competição seguiu madrugada adentro, com várias embarcações ainda na raia. Na classe RGS, além dos três primeiros, os veleiros Garrotilho e Kraken completaram a prova. Já na classe Bico de Proa, Avventura e Zefiro também cruzaram a linha.
Nas disputas da classe RGS Cruzeiro, o desfecho veio apenas no domingo. Após quase 18 horas, o Mar Sem Fim conquistou o título por tempo corrigido, superando o Terra Firme (vice-campeão) e o Açores III (terceiro colocado). Outras embarcações, como Seahawk, Gelma, Argonauta, Allure, Hian e ArCaFer, também completaram a prova.
Últimos momentos da regata
O encerramento da Regata Volta à Ilha NDTV 35 Anos foi marcado por superação e resistência. Por volta das 12h de domingo, o veleiro Shuka cruzou a linha de chegada, completando a prova após 26 horas de competição. Pouco depois, às 14h25, o Sawi Di finalizou a regata, encerrando mais uma edição histórica.
A premiação da 56ª Regata Volta à Ilha NDTV 35 Ano acontecerá nesta quarta-feira, 11 de dezembro, às 20h, na Sede Central do Veleiros da Ilha.
Campeões da 55ª Regata Volta à Ilha Troféu Floripa 350 NDTV:
Geral – Fita Azul: Ponta Firme
ORC: Sette
RGS Geral: Salvo Conduto
RGS Cruzeiro Geral: Mar Sem Fim
Bico de Proa: Zero
Adicionar Comentário