ESPORTE Surf

Medina e Weston-Webb desistem do ISA Games em El Salvador

ISA Games

Tatiana Weston-Webb e Gabriel Medina desistiram do ISA Games, em El Salvador.  Após estrearem com vitórias em suas baterias, os surfistas anunciaram que não continuariam na competição internacional. Segundo a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), a decisão foi dos atletas. Já Italo Ferreira, outro brasileiro que já está classificado para as Olimpíadas e atual campeão do ISA Games, e Filipe Toledo competiram nesta segunda-feira, venceram seus confrontos e avançaram à 3ª fase.

Quarta integrante da seleção brasileira de surfe para os Jogos de Tóquio, Silvana Lima testou positivo para Covid-19 e não competiu. Já a novata da delegação Júlia Muniz está escalada para a disputa das repescagens, após estrear com derrota em El Salvador.

A explicação para a desistência de Tati e Medina está no fato de a competição organizada pela Associação Internacional de Surfe (ISA) ser uma passagem obrigatória para os atletas que vão disputar as Olimpíadas de Tóquio. Ou seja, bastaria entrar no mar em El Salvador para ter o passaporte carimbado para Tóquio. Foi o que fizeram os brasileiros, que se classificaram para a segunda fase mas decidiram deixar o campeonato. Tanto Tati quanto Medina e Italo disputam o Circuito Mundial de Surfe (WSL), a primeira divisão do surfe mundial. Já Silvana tem a seu favor o regulamento, que permite apenas a atletas em situação excepcional, como lesão ou, neste caso, com Covid-19, de não participar do ISA Games e mesmo assim manter a vaga nos Jogos Olímpicos.

Segundo a confederação, Silvana testou positivo no exame realizado na saída do aeroporto em El Salvador e o resultado se confirmou no segundo teste realizado no país. A atleta está se sentindo bem, mas não estará apta a participar da prova.

Italo e Filipe avançam à 3ª fase

Com boas ondas nesta segunda-feira na cidade de El Tunco, Filipe Toledo fez sua estreia e venceu o confronto com o maior somatório (17,7 pontos) e a maior nota da primeira rodada até agora: 8,83, com um aéreo alley oop muito bem executado. Na segunda fase, o surfista que será o primeiro reserva da equipe brasileira em Tóquio fez 11,6 e venceu o australiano Owen Wright (3,67), o argentino Santiago Muniz (10,1) e o espanhol Andy Criere (9,9).

Já o campeão mundial Italo Ferreira, que também estreou com vitória no domingo, fez um total de 13,93 pontos e venceu o indonésio Rio Waida (12,26), o filipino John Mark Tokong (6,57) e o costarriquenho Carlos Muñoz (5,43) para avançar à terceira fase.

O ISA Games, que reúne 257 surfistas de 52 países, definirá as 12 últimas vagas para as Olimpíadas de Tóquio, que começa no dia 23 de julho. No caso do Brasil, o quarteto já está definido com Medina, Italo, Tati e Silvana. Ainda assim, a competição é obrigatória para o surfistas que vão participar da estreia do surfe nas Olimpíadas.

“Após conquistarem o primeiro lugar em suas baterias do primeiro round do ISA World Surfing Games 2021, em El Salvador, e, consequentemente carimbarem os seus passaportes para que possam fazer história na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, a partir do dia 25 de julho de 2021, Tatiana Weston-Webb e Gabriel Medina tomaram a difícil decisão de deixar o evento com o objetivo de se resguardarem para a sequência desta intensa e desafiante temporada.

“Apesar de toda a estrutura montada pela CBSurf e o COB para receber a Seleção Brasileira de Surfe em El Salvador, contando com um hotel exclusivo, localizado em uma praia vizinha às praias de competição, a fim de garantir maior privacidade e isolamento à equipe, e a hospedagem em quartos individuais, esses atletas se sentem mais seguros retornando para as suas casas neste momento.

“Frente ao complexo e desafiante cenário imposto, a Confederação Brasileira de Surf respeita e acolhe a decisão dos atletas convocados e está prestando o suporte necessário para que possam retornar com segurança.”