ESPORTE Vela

Martine Grael e Kahena Kunze têm regata adiada e buscam o Ouro nesta terça

The Tokyo 2020 Olympic Sailing Competition will see 350 athletes from 65 nations race across the ten Olympic disciplines. Enoshima Yacht Harbour, the host venue of the Tokyo 1964 Olympic Sailing Competition, will once again welcome sailors from 25 July to 4 August 2021. 30 July, 2021 © Sailing Energy / World Sailing

A dupla brasileira da 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze, disputa a medal race da categoria em segundo lugar, na madrugada desta terça-feira após a falta de vento adiar a disputa que seria na madrugada desta segunda.

A prova que tem pontuação dobrada e reúne as 10 melhores da classe terá transmissão ao vivo e flashs na programação de Sportv, Globo e BandSports. O canal do Youtube Regras.com também fará os comentários com tracking atualizado.

Martine e Kahena podem dar a primeira medalha da modalidade nesta madrugada, levando o País a um total de 19. Mas a disputa da 49erFX foi acirrada até aqui. As brasileiras começaram de maneira irregular, mas viraram o jogo e ficaram com a vice-liderança empatadas com as holandesas Annemiek e Bekering, que estão na frente pelo desempate.

Na Rio 2016, as duas passaram as adversárias no último trecho e ganharam a regata da medalha inédita de ouro para a vela feminina. Ao todo seis duplas contam com reais chances de pódio. ”A Martine e a Kahena crescem muito quando estão pressionadas e conseguiram velejar muito bem nas últimas regatas. São as campeãs olímpicas e estão todas de olho nelas. Será uma regata emocionante e conto com a torcida dos brasileiros para essa disputa final”, disse o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

A medal race começa com a disputa direta entre Brasil e Holanda. Quem chegar em primeiro, entre essas duas tripulações, ficará com a melhor classificação final. Além das holandesas, temos que torcer para a dupla da Alemanha não chegar 3 posições à frente das brasileiras; as espanholas, 4; as britânicas não podem chegar 6 posições à frente; e as argentinas só ultrapassam o Brasil se venceram a regata e as brasileiras chegarem em último.

“O barco dos EUA foi desclassificado na última regata, com isso, quem chegou atrás dele perdeu um ponto, melhorando sua classificação – casos dos barcos da Holanda e da Espanha, por exemplo. Como Martine/Kahena chegaram na frente dos EUA, não sofreram alteração”, explicou o diretor da CBVela, Hugo Mósca.

A vela feminina teve seu primeiro pódio em Pequim 2008 com a dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan com o bronze na 470.