As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze estão prontas para buscarem a vaga olímpica do Brasil em Paris 2024 no Campeonato Mundial de Vela de Haia, na Holanda. A janela das regatas da classe 49erFX terá início nesta sexta-feira (11) e vai até o dia 18 de agosto, no South Beach Boat Park, em Scheveningen.
A competição é de extrema importância, uma vez que, além do prestigiado título, garantirá aos países dos dez primeiros colocados nas disputas de 49er e 49erFX a classificação para os próximos Jogos Olímpicos de Paris 2023. Outras cotas continentais poderão ser preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, entre 20 de outubro e 5 de novembro.
As brasileiras vão atrás do bicampeonato mundial nesta competição que ocorre geralmente antes das olimpíadas. Em 2014, a dupla foi campeã em Santander, na Espanha.
Nos últimos meses, Martine e Kahena realizaram uma série de testes de equipamentos e treinos em condições diversas, com o objetivo de competir em alto nível contra as principais equipes da classe no Campeonato Mundial.
Martine Grael e Kahena Kunze vêm de uma sequência positiva em 2023. A mais recente conquista foi a medalha de prata no evento-teste da vela dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizado em junho, em Marselha.
– Temos feito a melhor preparação possível até esse momento. O evento-teste foi super importante para nos familiarizarmos com as condições da Olimpíada. O Mundial será muito forte e vamos em busca do nosso máximo – avalia Kahena Kunze.
As velejadoras buscam o quarto pódio na temporada. Além da prata na França, elas conquistaram o ouro no Troféu Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, na Espanha, e o bronze na Semana Olímpica Francesa (SOF), em Hyères, dois eventos de grande prestígio no calendário.
– É sempre uma experiência incrível enfrentar as melhores equipes do mundo. Na França, testamos situações como se estivéssemos nas Olimpíadas, então foi bom para ficarmos antenadas. Agora, é ir com tudo em busca da vaga em Paris 2024 – afirmou Martine Grael.
Adicionar Comentário