ESPORTE Surf

Isabel Letham, a mãe do surfe australiano

Por Gabriel Pierin
Quando Duke Kahanamoku se preparava para sua turnê de natação na Austrália, a menina Isabel, filha do carpinteiro que fabricou uma tábua havaiana para Duke, William Lethan, nem imaginava, mas ela estava prestes a entrar para a história.
A australiana Isabel Ramsay Letham nasceu no dia 23 de maio de 1899, em Chatswood, New South Wales e desde pequena nadava, mergulhava e praticava bodysurfe. Naquela véspera de Natal de 1914, Isabel testemunhou a primeira apresentação do surfista
havaiano, lenda na natação e medalhista olímpico, em Freshwater Beach, em Sidney. Junto a um grupo de pessoas, ela ficou hipnotizada assistindo a façanha de Duke.
Dez dias se passaram até que o havaiano voltasse a Freshwater Beach para uma nova exibição, e finalmente, no dia 6 de fevereiro, milhares de espectadores prestigiaram sua terceira e última aparição.
Kahanamoku pegou uma onda perfeita, ajoelhou-se e se levantou, postando-se como uma magnífica estátua de bronze sobre a imensa prancha. Ele então saiu da água e tirou a jovem nadadora do meio da multidão. Entusiasmada, Isabel fez uma primeira tentativa
mas não conseguiu ficar de pé. Tentou outra vez e mais outra até que Duke a colocou de pé na prancha. O momento histórico foi celebrado por muitos e traduzido em palavras nos jornais do dia seguinte.
Sem nunca abandonar o surfe, Isabel Letham seguiu sua trajetória na natação. Em fevereiro de 1915, logo após sua primeira experiência, ela convenceu seu pai a fabricar uma prancha feita de madeira de pinus nas especificações da prancha de Duke. Em
1923, parou no Havaí, a caminho da costa norte-americana, e surfou na praia de Waikiki, em Honolulu. Chegando a Berkeley, nos Estados Unidos, foi nomeada treinadora assistente na Universidade da Califórnia e depois diretora de natação da cidade de São Francisco, onde organizou a primeira competição feminina da cidade californiana, em 1926.
Isabel ainda morou em Los Angeles até se transferir para a costa leste, onde viveu em Nova York ainda como instrutora de natação. Ela voltaria a Sidney, em 1929, para escrever artigos sobre natação e introduzir o balé aquático.
Por tudo isso, Isabel Letham inspirou muitas mulheres a nadar, aprender técnicas de salvamento e surfar. Em 1978, Lethan foi incluída no Australian Surfing Hall of Fame.
No ano seguinte, ela compareceu na inauguração da estátua de Duke Kahanamoku, sua maior inspiração, em Freshwater Beach.
Isabel Letham faleceu em 11 de março de 1995, em Harbord, New South Wales, na Austrália, e suas cinzas foram espalhadas no mar de Freshwater Beach por um círculo de surfistas. Letham, pela sua determinação, independência, coragem e capacidade de desafiar o mundo, deixou um legado imensurável para as mulheres nas praias e piscinas.
Acompanhe nossas publicações nas redes sociais @museudosurfesantos

Coordenador de pesquisas históricas do Surfe @diniziozzi – o Pardhal