ESPORTE Vela

Grandes nomes da Vela disputam a Semana de Vela de Angra dos Reis

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias



Começam nesta quinta-feira, dia 8, as regatas na disputa da Semana de Vela de Angra dos Reis, evento que volta ao calendário após onze anos e é uma realização do Angra dos Reis Marina Clube e do Colégio Naval. A competição, que tem parceria com a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, vai até o domingo, dia 11, e será disputadas nas classes ORC, Bico de Proa e será o Campeonato Brasileiros nas classes BRA-RGS e BRA-RGS Clássicos. Ao todo são 41 barcos na disputa.


A competição volta com êxito com presença de grandes nomes da vela nacional. O barco King, da classe ORC, virá com Jorge Zarif, quarto lugar na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 na classe Finn e com participação nos Jogos de Tóquio: “Velejei uma vez aqui em Angra com 9 anos no Neptunus Express e uma Ilha de Caras em 2018. Vai ser um grande desafio, com os dois melhores e mais modernos barcos do Brasil”, disse Zarif: A equipe terá também Juninho de Jesus, membro da Seleção Brasileira da SSL Gold Cup, principal competição por equipes da Vela Oceânica mundial: “Já velejei muito no barco. Esse barco era da Mitsubishi e eu já velejei muitos anos nele. Com essa tripulação , eu velejei apenas uma vez quando o antigo proprietário vendeu o barco e eles me chamaram para fazer uma clínica para explicar como funcionava o barco, pois já havia velejado muito tempo. Conheço a galera sim.  Já fiz uma campanha de TP52 no ano de 2018 junto com o Jorge Zarif que hoje é o tático do barco”, apontou Juninho de Jesus que vem de disputar a Copa del Rey, na Espanha, e o Mundial de Snipe. 


O King irá desafiar na classe os dois barcos mais modernos do país, o Crioula 52, campeão da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em julho, e o Phoenix, vice-campeão no evento no litoral norte de São Paulo. A equipe gaúcha do Crioula terá presença de Samuel Albrecht, atleta olímpico da Nacra 17, enquanto que o Phoenix terá o comando de Eduardo Souza Ramos, atleta olímpico da década de 80, porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 além da presença de André Fonseca, o Bochecha, com participações em três Olimpíadas (2000, 2004 e 2008) e três regatas Volta ao Fundo, The Ocean Race. A equipe terá também Marco Grael, filho de Torben Grael, e que participou da Rio-2016 e Tóquio em 2021.


O Campeonato Brasileiro das classes BRA-RGS terá presença de grandes nomes não só da vela brasileira, mas também da Argentina. O barco Chancegger, da Argentina, será uma das atrações com o velejador olímpico Martin Billoch na raia que venceu a regata durante os Jogos de Atlanta em 1996. O barco Bruschetta, atual campeão nacional, e de Ubatuba (SP), vem com Maurício Santa Cruz, pentacampeão mundial, sendo quatro conquistados no próprio veleiro na classe J-24. Santinha, como é chamado, tem participações olímpicas e dois Ouros Pan-Americanos na Rio-2007 e Guadalajara, México, em 2011.


A Semana de Vela de Angra dos Reis começará nesta quarta-feira, dia 7, com a Abertura Oficial a partir das 19h no Clube Coqueiro, no Colégio Naval, e o Jantar dos Comandantes. As primeiras regatas ocorrem a partir de quinta-feira, 8, às 12h com sede no Angra dos Reis Marina Clube.

A competição tem a realização do Angra dos Reis Marina Clube e da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis através da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer , com chancela da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO.

Programação Oficial:

7/09

19h – Abertura oficial da Semana de Vela de Angra dos Reis
Credenciamento e retirada do Kit velejador
Jantar dos Comandantes  
 Local:  Clube Coqueiro – Colégio Naval

8/09

8h até 10h –  Credenciamento e retirada do Kit velejador – Local: Angra dos Reis Marina Clube
12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ribeira ou altura do Colégio Naval (definição a partir das 9h30)
18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues – Local:  Angra dos Reis Marina Clube

9/09

12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ribeira ou altura do Colégio Naval (definição a partir das 9h30) 18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues – Local:  Angra dos Reis Marina Clube

10/09

9h até 10h –  Desfile dos veleiros Baía em frente ao Colégio Naval  

12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ribeira ou altura do Colégio Naval (definição a partir das 9h30)
18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues –  Local:  Angra dos Reis Marina Clube

11/09

12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ribeira ou altura do Colégio Naval (definição a partir das 9h30)  18h –  Premiação Regata Colégio Naval e Semana de Vela de Angra dos Reis Encerramento Local: Clube Coqueiro – Colégio Naval

A Semana de Vela de Angra dos Reis tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer de Angra dos Reis através da Lei de Incentivo ao Esporte do Município de Angra dos Reis, Colégio Naval e NET RJ. O evento conta com o apoio da Cachaça Desinibida.