ESPORTE Vela

Equipes do Rio de Janeiro e Niterói desafiam atuais campeões pelo título Brasileiro durante a Semana de Vela de Angra dos Reis

Crédito: Fred Hoffmann

Pelo menos dezoito barcos irão lutar pelo título do Campeonato Brasileiro das classes BRA-RGS e BRA RGS Clássicos que acontece durante a Semana de Vela de Angra dos Reis, competição que acontece entre os dias 7 e 11 de setembro no Angra dos Reis Marina Clube e no Colégio Naval. A cidade volta a receber um evento de grande porte no circuito nacional de Vela após onze anos.

Dois deles entram firmes na busca por desbancar o favorito e atual campeão, o barco Bruschetta, de Ubatuba (SP). O Katana II, do Iate Clube Brasileiro, de Niterói (RJ), e o Coronte Nix, do Iate Clube do Rio de Janeiro.

“Nossa expectativa é boa, com certeza o Bruschetta  deve ser o barco a ser batido, mas continuo esperançoso”, disse Carlos Chaves, do Katana II, um veleiro modelo Skipper 30: “Nosso barco é muito bom e competitivo, minha tripula são meus amigos de anos, costumo dizer que é ‘barco à velho’, a maioria acima dos sessenta”, brincou.

O Caronte Nix é um barco de modelo J-24: “Velejamos por muitos anos de forma amadora, sem tempo para treinar. Frente a essa limitação, iremos com 100% de nossa capacidade. Vamos correr o campeonato com nossos amigos e esposas, mas não custa nada sonhar, planejar ficar no top 5. Nosso barco está muito bem cuidado, tem uma medição razoável, uma vez bem velejado ele corre com chances. Vamos levar o mais à sério possível”, declarou Mauro Silva, comandante do barco. E o nome Coronte Nix vem da ideia de seu sócio, Dalmo Leal : “Ele sempre quis ter um barco com esse nome. Caronte, na mitologia grega, é o barqueiro que leva as almas para o mundo dos mortos. Só que já existia um barco com esse nome e tivemos que incluir o Nix, que é a mãe de Caronte, é associada à noite”.

Além destes barcos e do Bruschetta, barco tetracampeão mundial, a classe RGS terá os barcos Serafim, Villegagnon, Marlim, Viscaya, Sossegado, Kaluana, Angra, Cação, Colligny, Huka-Huka, Santeria, Bujipá, Sargaço e Mais Rabugento.

Além das disputas do Brasileiro RGS e RGS Clássicos, a Semana de Vela de Angra dos Reis terá a classe ORC , Bico de Proa e Multicasco. Na ORC estão confirmados os veleiros mais modernos do país, o Crioula 52 e o Phoenix. Serão  41 barcos na disputa de todas as classes.

A Semana de Vela de Angra dos Reis começará na quarta-feira, dia 7, com a Abertura Oficial a partir das 19h no Clube Coqueiro, no Colégio Naval, e o Jantar dos Comandantes. As primeiras regatas ocorrem a partir de quinta-feira, 8, às 12h com sede no Angra dos Reis Marina Clube.

A competição tem a realização do Angra dos Reis Marina Clube e da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis através da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer , com chancela da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO.

Programação Oficial:

7/09

19h – Abertura oficial da Semana de Vela de Angra dos Reis
Credenciamento e retirada do Kit velejador
Jantar dos Comandantes  
 Local:  Clube Coqueiro – Colégio Naval

8/09

8h até 10h –  Credenciamento e retirada do Kit velejador – Local: Angra dos Reis Marina Clube
12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ilha Grande
18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues – Local:  Angra dos Reis Marina Clube

9/09

12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ilha Grande
18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues – Local:  Angra dos Reis Marina Clube

10/09

9h até 10h –  Desfile dos veleiros Baía em frente ao Colégio Naval  

12h – Largada da regata em homenagem ao Colégio Naval – Local: Baía da Ilha Grande  

18h –  Canoa de cerveja, DJ, Show de Rock e Blues –  Local:  Angra dos Reis Marina Clube

11/09

12h –  Largada das regatas – Local: Baía da Ilha Grande
18h –  Premiação Regata Colégio Naval e Semana de Vela de Angra dos Reis Encerramento Local: Clube Coqueiro – Colégio Naval

A Semana de Vela de Angra dos Reis tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer de Angra dos Reis através da Lei de Incentivo ao Esporte do Município de Angra dos Reis, Colégio Naval e NET RJ.