ESPORTE Vela

Ex-aluno do Projeto Grael alcança segundo-lugar no Desafio Solar

Foto: Alechander à direita abaixado com a bandeira / Crédito: Divulgação

O Projeto Grael tem histórico de participar e colaborar em ações ambientais, por isso mesmo topou participar do evento “Desafio Solar Brasil”, um evento que conecta ciência, educação, cultura e esporte dentro de uma proposta de sensibilização quanto às fontes de energia limpa e sustentável.

A competição é uma disputa de barcos movidos a energia solar, que visa estimular o desenvolvimento das tecnologias em embarcações, e, essa edição ocorreu na enseada de São Francisco, em Niterói, entre os dias 16 e 22/03.

Além de participar do evento dando apoio e colaborando na organização, indicamos um de nossos alunos para pilotar o barco da equipe Araribóia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O escolhido foi o educando Alechander Lopes de Oliveira, que foi aluno e jovem aprendiz no projeto Grael, e encaminhado para o trabalho na BR marinas, aonde atua até hoje como operador de cais, o que faz ele ser mais do que qualificado com noções claras de todas as funcionalidades desse novo tipo de embarcação.

Ao todo, foram catorze equipes de vários estados que competiram, e depois de sete dias de eventos, e muitos desafios, Alechander conseguiu alcançar a 2ª colocação na classificação geral no Desafio Solar – Niterói, conseguindo repetir o resultado de 2009, quando a competição aconteceu na cidade de Paraty.