ESPORTE Vela

Equipe do Pará disputa o Campeonato Brasileiro da RGS durante a 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Crédito: Lucciano Cruz

Está se aproximando a disputa do Campeonato Brasileiro da classe BRA-RGS que será realizado durante a histórica 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, realizada pelo Yacht Club de Ilhabela, entre os dias 22 e 29 de julho.

Um dos destaques será o barco Petrus IV que foi adquirido em 2018 pelo paranaense Cesar Mello e fincou base em Belém (PA). A equipe, que terá mais três paraenses, dois baianos, três pernambucanos e um paulista irá competir em uma flotilha que deve ter entre 30 até 40 barcos na raia.

“O Petrus é um barco essencialmente de cruzeiro e preparado para expedições pela Amazônia. Tem ar-condicionado, gerador, etc. Então, nosso objetivo é apenas nos divertir, já que ele não é um barco de regatas”.

A viagem do Petrus IV para a disputa da 50ª SIVI começou no ano passado para adiantar a logística que é complicada.

“O barco já está no Rio de Janeiro. Já comecei a descida da costa desde o ano passado. De Belém até Ilhabela são 3 mil milhas náuticas com os bordos e tudo. Temos uma perna de contravento até Natal (RN) de mais de 1 mil milhas. Se fosse uma viagem para fazer direto seria mais de 20 dias. Então já começamos a viagem ano passado”, destaca Cesar que já disputou duas vezes a REFENO

“Esse barco comprei em Ilhabela em 2018 e trouxe velejando para Belém . Depois em 2019 fui com ele para Salvador, participei da REFENO, voltei, depois subi de novo até a REFENO do ano passado e fiquei. Estava à bordo semana passada e o barco está no Iate Clube do Rio de Janeiro e começo de julho partimos para Ilhabela”.