Canoagem

Expedição Anamauê segue para Vitória (ES)

Seis remadores e velejadores do RJ e ES, saíram no dia 24 de Arraial D´Ajuda (BA). Planejam finalizar o percurso em Jurujuba (RJ), em torno dos dias 9 e 10 de janeiro 2021, em uma das maiores expedições em canoas havaianas V6, já realizadas no Brasil.

Chegada em Regência com grupo de salva-vidas / Crédito: Divulgação

Depois de passarem a virada do ano em Regência, ao norte do Espírito Santo, a 4ª edição da Expedição Anamauê segue para a capital Vitória. Eles saíram no último dia 24, da sede da Canoa Polinésia Pataxó, em Arraial D´Ajuda, no sul da Bahia, com destino a Niterói (RJ) – praia de Jurujuba, na base do Centro de Estudos do Mar – CEM, onde planejam chegar entre os dias 9 e 10/01/2021.

Tripulação completa. / Crédito: Divulgação

Os seis remadores e velejadores – três do estado do RJ e o restante do ES – já percorreram mais de 400km e com a chegada na capital capixaba vão praticamente completar metade do trajeto de 650 milhas náuticas, cerca de 1.000km. Com a previsão da chegada de uma frente fria, a tripulação prevê ficar um dia em Vitória e seguir a expedição na segunda-feira, dia 4, para o sul do Espírito Santo, em Marataízes.

Alguns ajustes foram feitos no planejamento como conta o niteroiense Douglas Moura: “Temos uma previsão de frente fria no domingo, dia 3, para Vitória e região sul do ES. Planejamos então, ficar mais um dia por lá e seguir com uma perna maior para Marataízes ao invés de pararmos em Guarapari. Depois, nosso planejamento é seguir para São João da Barra (RJ) e aí cruzamos o Cabo de São Thomé (região de Campos).

Um peixe é fisgado. / Crédito: Divulgação

Este é o grande desafio de nossa navegação, onde precisamos cruzar na hora certa. Aquela região, é um jogo de xadrez muito importante pra gente. Depois, iremos para Macaé, Arraial do Cabo. Estamos planejando ir direto de Arraial do Cabo para Niterói: esta última perna, seria nossa maior navegação em milhagem náutica. Prevemos mais três dias no Espírito Santo e mais três a quatro dias no litoral do Rio de Janeiro, imaginamos”.

Dos nove dias de expedição até aqui, navegaram e remaram em sete deles. O primeiro destino foi a praia de Corumbau, no município de Prado (BA), depois desembarcaram na praia do Prado (BA). Condições ruins impediram que a tripulação saísse no dia 26. No dia 27 foram para Nova Viçosa navegando e remando por 80km. Na segunda-feira tiveram que abortar a chegada na divisa com o Espírito Santo por conta de uma tempestade. Desembarcaram então na praia de Mucuri – Costa Dourada. O último trajeto antes da virada do ano foi até Regência, o maior deles com 100km, onde aportaram na base da Canoa Polinésia Pataxó, comandada por Ranin Thomé, um dos líderes da 4ª Expedição Anamauê.

Rompendo a arrebentação. / Crédito: Divulgação

“Nesses dias, tivemos que lidar com embarques e desembarques bem complicados no sul da Bahia na Costa Dourada e na entrada da Barra Nova. Operações que testaram as habilidades da tripulação em tomadas de decisão e conhecimento técnico, ganhos ao longo dos anos que temos de mar”, apontou Ranin.

O roteiro da expedição é inédito, percorrendo o litoral sul da Bahia, todo o litoral do Espírito Santo, Norte Fluminense, Região dos Lagos no Rio de Janeiro com, previsão de chegada entre os dias 9 e 10 em Jurujuba – Niterói. A expedição está programada para passar dias inteiros no mar sem o auxílio de equipamentos eletrônicos, apenas com bússola e carta náutica.

A embarcação utilizada, é uma canoa havaiana V6 adaptada em parceria com a CORE VA´A, para navegar com duas velas.

Prontos para a partida. / Crédito: Divulgação

A expedição pode ser acompanhada pelo aplicativo SPOT pelo link https://maps.findmespot. e também pelo Instagram da equipe @anamauevaa com fotos, vídeos e stories.

Os atletas levam seus mantimentos e equipamentos para dormir nas praias mais remotas e sem abrigo, do litoral.

Confira o progresso dos remadores e velejadores no trajeto da expedição:

Dia 24/12 Arraial D´Ajuda – Ponta do Corumbaú (BA): 30 milhas náuticas

Dia 25/12 Ponta do Corumbau (BA) – Prado (BA): 30 milhas

Dia 26/12 – Sem navegação – Condições ruins do mar

Dia 27 Prado (BA) – Nova Viçosa (BA)

Dia 28 Nova Viçosa (BA) – Mucuri (BA)

Dia 29 Mucuri (BA) – Barra Nova (ES): 30 Milhas Náuticas

Dia 30/12 Barra Nova – Regência (ES): 54 Milhas Náuticas

02/01 Regência (ES) – Vitória (ES): 40 Mn

9º Dia – Vitória (ES) – Marataízes (ES): 55 Mn

10º Marataízes (ES) Barra de São João (RJ): 35 Mn

11º São João da Barra (RJ) Campos (RJ): 30 Mn

12º Campos (RJ) Macaé (RJ): 35 Mn

13º Macaé (RJ) Arraial do Cabo (RJ): 55 Mn

14º Arraial do Cabo (RJ) Niterói (RJ): 65 Mn

Na calmaria, uma remada. / Crédito: Divulgação

Assista no link abaixo, o teaser da chegada a Regência.

https://www.instagram.com/p/CJb6kuujtws/?utm_source=ig_web_copy_link

Mais detalhes com Fabrizio Gallas – +55 21 994004061 (tel e whatsapp)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário