ESPORTE Vela

Barco mais moderno do Brasil, Phoenix estreia neste domingo na 48ª Semana de Vela de Ilhabela e espera trazer legado

Veleiro Phoenix / Crédito: Aline Bassi

Começa neste domingo, a partir das 12h10, a 48ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, com sede no Yacht Club de Ilhabela, que vai até o próximo sábado, dia 31. O evento é o maior da América Latina e nesta edição contará com 81 barcos de todo o país.
Este sábado, dia 24, foi o dia intenso de treinamentos no Canal de São Sebastião por parte das equipes visando a primeira regata deste domingo, a Regata de Percurso até o arquipélago de Alcatrazes por boreste. Destaque para os barcos da ORC, a principal regra de Vela de Oceano, reconhecida pela World Sailing.
Entre eles o estreante Phoenix, o veleiro mais moderno do Brasil comandado por Eduardo Souza Ramos. O Botin 44 , construído todo em carbono no estaleiro da ML Boats, em Indaiatuba (SP), projetado por Botin Parners Naval Architecture.
A equipe acelerou o processo de montagem do veleiro justo para fazer a primeira regata na competição mais importante do continente.
André Fonseca, o Bochecha, que tem no currículo disputas da The Ocean Race, a regata de volta ao mundo, destacou os ajustes finais e a importância do legado que o barco pode deixar para a flotilha: “Estamos na montagem final, conseguimos trazer o barco para a Semana de Vela de Ilhabela, um campeonato muito importante , o mais importante da classe de Oceano , mas ainda há muito trabalho pela frente, estamos nos últimos ajustes, é um campeonato muito difícil , mas com certeza vai chegar um barco moderno, quem sabe não entusiasma outros comandantes a fazerem barcos mais modernos e melhore a flotilha do Brasil “
O fato de não ter disputado ainda uma competição faz com que a tripulação ainda tenha dúvidas quanto à característica do barco: “Difícil a gente dizer, não conseguimos nem treinar as manobras ainda. A tripulação é bastante nova, todos se formando, é um caminho muito longo para ter uma conclusão. É um barco leve em teoria, vai gostar de condições de vento fraco, mas é teoria”.
A previsão para este domingo é de ventos fracos: “Condições bem ruins previstas, vento bem fraco , mas quem sabe melhore . Seria legal se tivesse vento e pudéssemos tentar bater o recorde, mas acho que será difícil”. 

Veleiro Itajaí Sailing Team / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

O barco Itajaí Sailing Team, de Itajaí (SC), que abriga uma parada da The Ocean Race, faz sua estreia na temporada na categoria ORC. O comandante Marcelo xx comentou: “Expectativas são as melhores, os barcos unificados numa mesma regra, isso será muito importante . Como a nova medição é uma novidade pra gente, ainda não sabemos qual a condição será boa pra gente, se vento forte ou fraco, mas o barco é muito rápido em ventos médios para fracos”.
A 48ª Semana de Vela de Ilhabela traz também a estreia dos ToTs customizados para cada tipo de regata da classe ORC. Ou seja, a partir de agora cada tipo de regata com determinado ângulo de vento usará o TOT adequado para o resultado final da regata, dando assim o resultado preciso de acordo com a medição de cada veleiro. 
Os Tots Customizados para a ORC são uma iniciativa da ABVO, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.
A 48ª Semana de Vela de Ilhabela conta também com veleiros das classes BRA-RGS, C-30 e Bico de Proa.