ESPORTE Marinha Mentalidade marítima Vela

Barco-escola fará a iniciação de jovens e adultos no universo da marinharia

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Em evento realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, no Rio de Janeiro (RJ), a Marinha do Brasil (MB), em parceria com o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR), relançou, hoje (11), uma embarcação do tipo escaler modernizada, que será utilizada como protótipo da classe barco-escola, que visa a fomentar o interesse pela navegação a vela junto à sociedade.

O barco possui seis metros de comprimento e foi projetado para a introdução de jovens e adultos no universo da marinharia. As características da embarcação permitem o aprendizado da navegação a vela, a remo e a motor. Com projeto de autoria do engenheiro naval Maurillo Vinhas de Queiroz, em parceria com o técnico em fibra de vidro Günther Sergio Müller, a embarcação tem capacidade para seis tripulantes, possibilitando a prática do trabalho em equipe.

O trabalho de modernização foi realizado no Rio de Janeiro e manteve todas as características e qualidades marinheiras do projeto original, idealizado em 1989, adicionando melhorias nos aspectos de segurança, conforto e ergonomia, tais como: leme retrátil, que facilita o encalhe na praia; popa (parte traseira da embarcação) vazada para facilitar o escoamento de água do cockpit (local em que ficam os alunos e professores) e para reduzir a flutuação lateral, a fim de agilizar o adriçamento (manobra para desvirar o barco) após um emborcamento.

“A finalidade deste escaler é trazer o maior número possível de pessoas para as práticas do mar e poder dotar a MB, os escoteiros do mar, as colônias de pesca, escolas de vela, Colégio Naval e Escola Naval com uma embarcação versátil, leve, de fácil manuseio e de baixo custo para ser usada em qualquer área onde haja mar, lagoas ou quaisquer águas interiores navegáveis”, afirmou Günther.

“A dinâmica em grupo e o convívio dos alunos em conjunto com as orientações diretamente do professor/orientador irão impulsionar o aprendizado de forma natural e sadia, contribuindo para a formação de cidadãos solidários e despertos para o potencial do mar, necessário ao desenvolvimento na nação. Possibilitará, enfim, o despertamento dos alunos para o interesse nas coisas do mar e o primeiro passo para ingressarem nos caminhos do mar com suas infinitas possibilidades”, ressaltou o Secretário Geral do RUMAR, Cristiano da Rocha Miranda Pontes.

Um dos convidados da cerimônia foi o velejador e medalhista olímpico Lars Grael que destacou a relevância desse tipo de iniciativa: “um barco-escola utilizado na formação de marinheiros da MB, e nas escolas de vela particulares, onde eu tenho experiência pelo Projeto Grael, unindo civis e militares com a mesma proposta que é a democratização do acesso ao mar. Parabenizo a iniciativa do Instituto RUMAR e da MB que deram apoio a esse projeto”.

Projeto Rumo ao Mar

O “Projeto Rumo ao Mar” foi criado pelo Comandante Carlos Borba – militar da reserva da MB, falecido em 2017 – , voltado inicialmente para os Escoteiros do Mar. A experiência mostrou que o potencial do barco atende de forma mais abrangente as demandas do Programa de Mentalidade Marítima. Com esse entendimento, percebeu-se a necessidade de transformar o Projeto Rumo ao Mar no RUMAR. Dessa forma, outras instituições ligadas à Marinha do Brasil somaram forças para alavancar a disseminação dessa ferramenta pedagógica em âmbito nacional.

Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/