ESPORTE Vela

2ª edição da regata Ubatuba-Ilhabela teve recorde de participantes e na travessia

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Foi, mais uma vez, uma festa, a edição 2022 da Regata Ubatuba-Ilhabela Decathlon, que aconteceu ontem, 17 de junho, entre as duas cidades do Litoral Norte de São Paulo.

74 veleiros inscritos, 340 tripulantes, um dia extremamente favorável e uma travessia rápida marcaram a competição, cujas atividades começaram na noite anterior, com um coquetel de boas-vindas aos velejadores, sediado no Ubatuba Iate Clube,

A noite foi uma oportunidade de confraternização, de tirar as dúvidas sobre as regras da regata e também para conhecer um pouco mais sobre os projetos da Decathlon para a área náutica. A empresa está trazendo a nova coleção de roupas da marca Tribord e deseja a colaboração dos velejadores para, por meio de uma pesquisa, decidir quais itens os participantes desejam encontrar em suas lojas.

O diretor de vela do Ubatuba Iate Clube, ponto de partida da regata na cidade, ressalta a importância da competição para o desenvolvimento da vela na região: “Ubatuba e Ilhabela são dois polos náuticos da maior importância em São Paulo, possivelmente a região que concentra o maior número de velejadores de oceano em atividade no estado. A oportunidade de unir esses polos em uma competição única, segura, rápida e acolhedora representa muito para o incentivo do esporte”.

Competição entra para o calendário da cidade de Ilhabela

A participação da Prefeitura de Ilhabela, que proporcionou uma estrutura acolhedora na Vila, centro do município, além de todo o apoio logístico para a chegada, foi também fundamental para receber os velejadores no outro polo da regata.

Harry Finger, Secretário de Esportes e Lazer do município, ressaltou, durante a cerimônia de premiação, a importância de vela para o desenvolvimento regional:

“Ilhabela é um município acolhed0r p0r natureza e a gente incentiva todos os esportes, mas, somos conhecidos como a capital da vela, e receber os velejadores de Ubatuba e outras cidades é uma honra para nós. Aproveito para convidar todos as participarem das semanas de vela de monotipo e oceano, que acontecem em julho”, completa Harry.

“Acho ótima a iniciativa fazer regatas de percurso. Acredito que isso incentiva os participantes a, no futuro, termos regatas de percurso em etapas de 2 a 3 dias. Quem sabe iniciativas como esta ajudem a mudar a cara da vela no Brasil” comenta o velejador Luiz Rosenfeld, comandante do veleiro Asteriscus, vencedor da classe Clássicos.

“A tripulação do mais rabugento só tem a agradecer pelo evento. Foi uma regata top apesar de pouco vento na largada. Decidimos velejar mais por terra e com isso chegamos em uma excelente posição. Tivemos a honra de ter um tripulante da Letônia, um trimmer experiente de velas, que nos ajudou muito”, comenta Pedro Henrique Gonçalves, comandante do Mais Rabugento, vencedor da Classe RGS.

A partir desta edição, a regata entrou para o calendário oficial de enventos da Prefeitura de Ilhabela.

Largada com pouco vento e chegada a todo pano

A regata começou com meia hora de atraso, pois o vento estava bastante inconstante na largada, uma situação que permaneceu até quase metade do percurso. Já na metade final, à medida que as embarcações se aproximavam de Ilhabela, encontravam uma situação mais favorável:

“Largamos com cerca de 3 nós, pouco para um barco grande como o nosso, mas durante o percurso fomos encontrando ventos de 5, 6 até que chegamos ao final velejando já com 9, 10 nós, o que nos acelerou bastante. Fizemos uma estratégia de velejar mais por terra e conseguimos completar o percurso em menos tempo do que havíamos imaginado”, comenta Paulo  F. Moura, comandante do Zeus, o primeiro veleiro a cruzar a linha de chegada e que estabeleceu o novo recorde da competição, com 3h10’47” de travessia.

O recorde anterior foi estabelecido em 2021 pela equipe Montecristo, que havia terminado a regata em 3h56’14”.

O vencedor da classe ORC, Maurício Pavão, comandante do veleiro Aventador,  comenta que a equipe se sentiu acolhida nas duas sedes, e que a entrada de uma marca esportiva apoiando o evento é um grande passo para a vela:

“A organização foi perfeita e a recepção no Ubatuba Iate Clube fantástica como sempre. Tivemos sol, um bom vento e uma raia que facilitou os barcos de cruzeiro e famílias. A participação de grande número de barcos tornou o evento muito mais divertido. E, em Ilhabela, a festa de encerramento foi bem animada. Parabéns aos organizadores e para a Decathlon que acreditou na força da vela brasileira”.

Resultados

Participaram da Regata Ubatuba-Ilhabela Decathlon 2022 as classes ORC, RGS, Bico de Proa, Bico de Proa Família, Multicasco e Clássicos. Confira os três primeiros colocados em cada uma delas:

ORC
1 AVENTADOR
2 LUCK/ALPHORRIA

RGS A
1 BL3 URCA 
2 ZEUS 
3 BOCCALUPO

RGS B
1 MAIS RABUGENTO
2 TRITON
3 BRUSCHETTA

Clássicos
1 ASTERISCUS
2 INCA I
3 MORGAZECK

Multicasco
1 GUARÁ 3
2 MARÉ XX

Bico de Proa A
1 FOR SALE
2 VOE 2
3 SEU PIMENTA

Bico de Proa B
1 SS GOMES
2 INVICTO
3 SPIDER

Bico de Proa Família
1 ALLELUIA
2 ARIES
3 SENSE

Confira aqui os resultados completos da regata

Veja as fotos do coquetel, premiação e da regata

A Regata Ubatuba-Ilhabela tem também o apoio da Prefeitura de Ilhabela, Ubatuba Iate Clube, Pindá Iate lube, Balaio de Ideias, Remax Mar e Vela, Rosa dos Ventos, International, Swan Hellenic, Islenha, BL3, Ubalegria, BRA-RGS, FEVESP e Record Litoral e Vale