ESPORTE Vela

Regata Vela do Amanhã reúne meninos e meninas de 11 Escolas de Vela na 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

Crédito: Fred Hoffmann / Acervo SIVI

A 49ª edição Semana Internacional de Vela de Ilhabela renova o espírito social e de incentivo na formação de jovens talentos para o mundo da vela com a Regata do Amanhã que acontecerá na segunda-feira, dia 25 de julho. A competição, uma das mais importantes da América do Sul, começa no dia 23 e vai até o dia 30 de julho, com sede e realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela.

A terceira edição da Regata Vela do Amanhã já tem confirmadas 11 escolas de oito cidades do litoral do Rio de Janeiro (Angra dos Reis e Paraty) e de São Paulo (Ilhabela, Praia Grande, Guarujá, Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba). As crianças e adolescentes serão recebidas pela manhã com lanches, haverá uma integração entre todas as escolas de vela, uma palestra da comissão de regata e as mesmas serão distribuídas nos barcos juntas de velejadores olímpicos, campeões mundiais e os veleiros mais rápidos e tradicionais de Vela de Oceano, no começo da tarde. Ao fim do dia, os primeiros colocados serão premiados em cerimônia no Yacht Club de Ilhabela.

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias / Acervo SIVI

“O projeto foi formado com intuito de aproximar o velejador da Escola de Vela da classe Oceano. O menino está na Optmist, Dingue, Laser, mas a distância entre uma escola de vela para um barco de Oceano não é pelo tamanho, são mundos diferentes. A escola pega o menino da comunidade da cidade e ensina ele a velejar ao formato de barco monotipo. A Regata Vela do Amanhã é para apresentar o barco de Oceano, além de fazer um trabalho de integrar as escolas. A Escola de Paraty vai conhecer a Escola de Praia Grande, a garotada da BL3 em Ilhabela vai conhecer a de Angra dos Reis, então são dois trabalhos, o de unificação das escolas, trazer a criança dos projetos para conhecer a Vela de Oceano”, conta Cuca Sodré, diretor técnico da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Mauro Dottori, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela, reforça os objetivos do evento e destaca a revelação de novos talentos: “A Vela do Amanhã é uma ação mais do que social pois visa pegar toda a garotada mais jovem, alguns em situação financeira bem precárias e aproveitar que estão em escolas de vela e dar o gostinho de participar em regata na Semana de Vela. Fizemos no ano passado e foi impressionante o efeito com a criançada. E também visamos a Vela propriamente dita. Temos foco em tirar as crianças e adolescentes de situação de vulnerabilidade e colocar na Vela propriamente dita, pois não estamos mais formando tripulantes. Daí saem grandes campeões como o Alex Kuhl, campeão mundial de Optmist, primeiro e único do Brasil na história. Temos 11 escolas de vela confirmadas, então esperamos poder mostrar ao pessoal o que é bom e devolver para a sociedade o que conseguimos usufruir dela”, disse Mauro Dottori, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela.

As escolas de vela confirmadas até o momento são: Escola de Vela de Ilhabela, Escola de Vela São Sebastião, Escola Vela Praia Grande, Escola de Vela de Ubatuba, Escola de Vela de Caraguatatuba – Velas ao Vento, Escola de Vela de Paraty, Escola de Vela de Ilha Grande, Escola de Vela de Angra dos Reis, Escola de Vela BL3, Iate Clube de Santos e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Guarujá. 

INSCRIÇÕES – As inscrições seguem abertas para as classes ORC, BRA-RGS, C-30, HPE-25, Clássicos, Bico de Proa, Mini e Multicasco, e podem ser realizadas no site – https://www.sivilhabela.com.br/. O segundo lote com desconto vai até o dia 12 de julho. Já são mais de 85 barcos inscritos faltando ainda cerca de 40 dias para a competição. A programação da competição também consta no site do evento – https://www.sivilhabela.com.br/programacao/ . 

A 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela é uma realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela com organização de produção da Full Time Eventos e Turismo. A competição tem o patrocínio da Mitsubishi Motors e apoio da Brancante Seguros, North Sails e Cerveja Corona. além dos apoios institucionais da Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP), CBVELA, ABVO e Marinha do Brasil. O evento tem a comissão técnica da E-ventos e Assessoria de Comunicação da Tribu Live Mkt.