ESPORTE Surf

Itacoatiara Big Wave 2022 dá sinal verde para primeira competição de surf na remada

A organização do IBW está na expectativa de um grande swell para a segunda-feira, dia 13, com ondas que podem superar os seis metros

O Itacoatiara Big Wave (IBW) 2022 emitiu o sinal verde para a realização da primeira sessão de surfe na remada, que já deve acontecer a partir desta segunda-feira (13). Segundo os organizadores do IBW, um sólido swell previsto com ondas de seis a oito metros de altura, em média, se aproxima da Praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói, na conhecida Laje do Shock. A temporada de 2021 teve as melhores ondas surfadas em Itacoatiara, que é uma referência no surfe de ondas grandes no Brasil. O tamanho e a potência de suas ondas são internacionalmente reconhecidos.

Surfistas consagrados da elite de ondas grandes no Brasil vão disputar a premiação de RS 100 mil que é oferecida para as categorias remada e tow in, em janela que vai até 31 de agosto. Após o encerramento da janela, o material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios da Liga Mundial para o surfe de ondas grandes. Serão, no total, quatro chamadas. O campeonato terá cobertura no Instagram no perfil @itacoatiarabigwave e também no portal Waves (www.waves.com.br).

Segundo os organizadores do IBW, as chamadas serão realizadas com base na previsão das grandes ondulações (swells). Na Praia de Itacoatiara acontecerão as chamadas para surfe na remada e na Laje do Shock (atrás da Pedra do Pampo Club), para o tow in, o que vai depender das condições das ondas. Elas serão confirmadas com antecedência entre 48 e 72h e as sessões ocorrerão entre 6h e 12h. O surfista com o maior somatório nas duas melhores ondas será o vencedor. O Itacoatiara Big Wave premia também cinegrafistas e pilotos de jet ski que atuarem no reboque de atletas.

Idealizador da prova, o presidente da Associação de Surf de Ondas Grandes e Tow In de Niterói, Alexey Wanick, comemora as condições oferecidas por Itacoatiara para a prática desse tipo de esporte. “Itacoatiara possibilita tanto o surfe na remada na praia quanto o tow in na Laje do Shock. Foi pensando nessas características que desenvolvemos o IBW, 1ª competição simultânea no Brasil de surfe de ondas grandes e tow in. O projeto contribui para consolidar Niterói como referência brasileira no surfe de ondas grandes”.

O IBW segue o modelo do “Circuito Mundial de Ondas Grandes”, numa das praias mais bonitas de Niterói, Itacoatiara, que fica a 20 minutos do Rio de Janeiro. Surfistas consagrados do mundo, como Lucas Chumbo, Pedro Calado, Gabriel Sampaio, Pedro Goulart e Gilmar Catelani são esperados no campeonato. Gabriel Sampaio, inclusive, já deu uma mostra do que se pode esperar de seu desempenho nas provas, surfando, agora em maio, aquela que foi considerada a maior onda já registrada na laje do Shock de Itacoatiara, um swell de cerca de sete metros.

O Itacoatiara Big Wave tem patrocínio da Enel Distribuição Rio, da Secretaria de Esportes e Lazer de Niterói e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), com apoio da Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E-Vianna Personal.

O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Gallo, relembra que Niterói cada dia mais se reafirma como celeiro de atletas de qualidade em diversas modalidades, entre elas, o surfe.

“Niterói é um celeiro de atletas e tem a tradição de sediar diversos eventos esportivos. É uma cidade que respira esporte. Pesquisei para entender como funcionava esse tipo de esporte para adaptá-lo para nossas praias e dar apoio na organização dos torneios de ondas gigantes na cidade. E, mais uma vez, com certeza, teremos a presença de atletas consagrados mundialmente disputando provas de surfe em Itacoatiara”, afirma Gallo.
Sobre a Enel Distribuição Rio 

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

“Este patrocínio é um exemplo do compromisso da Enel com o incentivo ao esporte e, além disso, dá destaque para o surfe como prática esportiva completa, apoiando atletas e promovendo a igualdade de gênero no segmento”, ressaltou Janaína Vilella, diretora de comunicação da Enel.

Memória Big Wave 2021

O carioca Pedro Calado sagrou-se campeão do Itacoatiara Big Wave 2021 descendo a onda que foi considerada na época a maior já surfada em Itacoatiara, de quase seis metros. O atleta de Saquarema Lucas Chumbo ficou em 2º lugar em uma disputa acirrada nas três janelas abertas durante o campeonato. No inédito formato digital, a competição, que foi realizada entre julho e setembro, os atletas surfaram grandes ondulações e as ondas eram registradas em vídeo e enviadas para serem julgadas por um comitê técnico especializado

O atleta de Niterói Gabriel Sampaio também foi destaque no campeonato terminando em 3º lugar. A competição teve ainda como destaque a carioca Michelle des Bouillons, que conseguiu a maior onda já surfada por uma mulher em Itacoatiara.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário