Meteorologia e Oceanografia

Meteoceanografia

A interação entre o Oceano e a Atmosfera

Você já ouviu falar em Meteoceanografia?

Pois bem, meteoceanografia é um termo bastante recente e cada vez mais utilizado no mundo acadêmico para se referir à aquela ciência que estuda os fluxos na atmosfera e sua interação com o oceano. Esta interação acontece em diferentes escalas espaciais e temporais, podendo levar algumas horas, dias, anos ou até décadas.

Um bom exemplo de interação da atmosfera com o oceano é o mecanismo de geração das correntes oceânicas pela ação do vento sobre a superfície do mar. As correntes oceânicas, por sua vez, também interagem com a atmosfera redistribuindo calor das áreas mais quentes do Planeta para as áreas mais frias, regulando o clima global.

Bom, que a atmosfera e o oceano estão interligados você já sabe, mas e quem estuda esta interação? Como ainda não há uma graduação em meteoceanografia, esta missão fica a cargo de oceanógrafos e de meteorologistas que resolvem se especializar nesta área. Aqui no Serviço Meteorológico Marinho (SMM), existe uma Divisão de Previsões Meteoceanográficas, onde meteorologistas e oceanógrafos trabalham juntos discutindo justamente os fluxos da atmosfera e a influência e o tempo de resposta no oceano.

Quando estes profissionais elaboram uma previsão meteoceanográfica (que inclui principalmente a previsão de ondas e correntes), a principal força atuante que eles verificam é a influência do vento. Por meio da previsão da intensificação do vento em função da passagem de uma frente fria é possível prever o campo de ondas, e a consequente formação de vagas (mar mexido) ou deslocamento de marulhos (swell).

O mais interessante de tudo isso, é que a previsão meteoceanográfica tem uma aplicação diretamente voltada à comunidade marítima, por meio da emissão de avisos de mau tempo (alertas de ressaca, mar grosso e vento forte). Cabe mencionar ainda, que a Marinha do Brasil, por meio do Programa Nacional de Boias (PNBOIA), dispõe de boias meteoceanográficas fundeadas em diferentes pontos da plataforma continental brasileira, que medem e transmitem em tempo real todas as condições ambientais prognosticadas pelos modelos.

Agora que você conhece já conhece o termo meteoceanografia, fique à vontade apara acessar a nossa Previsão Meteoceanográfica e os demais produtos disponibilizados diariamente na página do SMM (https://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/).

1 Comentário

Clique aqui para postar seu comentário