Pesca Profissional

IFC Brasil vai reunir a cadeia do pescado com foco em mercados e sustentabilidade

O IFC Brasil, depois do recorde de público e lançamentos de tecnologias inéditas na última edição em 2021, reserva para a sua quarta edição muitas novidades, entre elas: um evento voltado para a América Latina, com empresas de diversos países e a ampliação da feira Fish Expo Brasil que permite um número de expositores 40% maior.

A Diretora Executiva Eliana Panty destaca o crescimento da feira e ampliação do foco em negócios “A Fish Expo é uma feira de negócios que vai reunir empresas de todos os elos da cadeia com lançamentos, ofertas exclusivas e participantes de todo o país e da América Latina. Teremos uma nova área chamada Hands On Aqua, destinada à tecnologias de RAS (recirculação) e onde os expositores poderão demonstrar as funcionalidades de equipamentos para aquicultura. Nas rodadas de negócios compradores e fornecedores estarão frente a frente com mediadores profissionais para proporcionar sucesso nas negociações”.

Os organizadores do IFC destacam a importância da geração de negócios e abertura de mercados “Teremos a ampliação do foco em negócios e discussões de mercado com o projeto Peixe Grande, com a presença já confirmada de importadores americanos e compradores brasileiros do varejo e do food service; aumento da presença de empresas especializadas em tecnologias para a produção, processamento, cadeia de frio e logística”.

As novas fronteiras para o pescado brasileiro

O encontro, que discute mercado e novas fronteiras para o pescado brasileiro no cenário global, reúne os principais players do setor em Foz do Iguaçu – PR. O 4° International Fish Congress & Fish Expo Brasil será realizado nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro no Maestra Convention Center do Resort Recanto Cataratas e congrega feira de tecnologias, congresso, mostra de trabalhos científicos e rodada de negócios.

A edição marca a expansão do evento para América Latina e tem foco em propor alternativas e reunir estratégias para o crescimento sustentável e desenvolvimento responsável do setor. Participam dos painéis e debates especialistas de cinco continentes com diferentes visões e experiências para uma aquicultura orientada para ampliar mercados interno e externo como impulsionador da produção de pescado para o Brasil e o mundo. Serão três dias de palestras, painéis, debates e feira de negócios em evento presencial com transmissão ao vivo, com tradução para o espanhol e on demand em plataforma de streaming exclusiva.

Segundo o ex-ministro da Pesca e Presidente do IFC Brasil – Altemir Gregolin, o IFC 2022 propõe uma discussão de temas transversais ao setor, com propósito de orientar o crescimento de forma ordenada e conectada com as tendências mundiais de consumo. “O IFC assume uma dimensão inédita em 2022. Desde o início, tem como objetivo central ser um grande instrumento de apoio ao desenvolvimento da cadeia produtiva de pescado no Brasil. Ao apontar tendências, expor o que tem de melhor em tecnologias e apresentar caminhos e ações para o desenvolvimento, o IFC Brasil uniformiza informações e coloca todos os atores numa mesma sintonia e trabalhando numa mesma direção”.

Certificadora Cdial Halal é patrocinadora e apoiadora do IFC 2022

A Cdial Halal, referência mundial em certificação de produtos e serviços Halal (voltada para consumidores muçulmanos), é patrocinadora e apoiadora do IFC 2022. A certificadora está há mais de 35 anos no mercado e o certificado é aceito em mais de 150 países. O Brasil é o maior exportador de comida Halal e esta é a primeira participação da certificadora em um evento específico do segmento de pescado, refletindo o crescimento do interesse desse mercado exigente no produto brasileiro. A certificadora participará ainda de um painel sobre Mercado Mundial e Nacional de Pescados que abordará o estado atual e tendências da produção, consumo e comércio mundial de pescados; exportações brasileiras de pescado, evolução, desafios e tendências.

Leia também: IFC Brasil 2022 reunirá cadeia do pescado Latino-americano para discutir a Revolução Azul

As expectativas para o ano de 2024 são de que o mercado Halal como um todo movimente 5,7 trilhões de dólares, sendo o setor de alimentos Halal o principal, com expectativa de movimentar 1,38 trilhões de dólares até 2024.

IFC 2022 sedia encontro do Projeto ASTRAL financiado pela União Europeia

IFC Brasil sediará uma reunião internacional do Projeto ASTRAL – iniciativa financiada pela União Europeia e coordenado pela NORCE – Centro de Investigação da Noruega e presente em mais de 15 países. O encontro reúne Instituições de Pesquisa, Universidades e Empresas Brasileiras, com foco em parcerias no Brasil. Com o lema “Toda a aquicultura sustentável, rentável e resiliente do Oceano Atlântico”, o projeto que foi iniciado com a Universidade Federal de Rio Grande – FURG, agora quer ampliar as parcerias para o desenvolvimento de uma aquicultura sustentável, rentável e cada vez mais demandada no mercado global, através da produção em sistema multitrófico.

O presidente do IFC Brasil, ex-ministro da Pesca, médico veterinário Altemir Gregolin destaca que “É uma honra sediar uma reunião internacional do Projeto Astral que visa desenvolver novas cadeias de valor sustentáveis, rentáveis e resilientes através da produção integrada de aquicultura multitrófica (IMTA). ASTRAL é um projeto colaborativo da União Europeia Horizonte 2020 que tem nos objetivos definir, apoiar e promover este tipo de produção aquícola sustentável em todo o espaço atlântico”.

Na programação do 4°INTERNATIONAL FISH CONGRESS & FISH EXPO BRASIL mais de 60 especialistas de 18 países e um workshop internacional de sistemas de recirculação na aquicultura.

Workshop internacional em sistemas de recirculação na aquicultura

Numa parceria entre o IFC Brasil e a rede BluEco Net financiada pelo BMBF – Ministério Alemão de Educação e Pesquisa e coordenada pelo Centro de Aquacultura do Instituto Alfred-Wegener em Bremerhaven, Alemanha, será realizado o Primeiro Workshop Internacional em Sistemas de Recirculação na Aquicultura.

A rede BluEco Net tematiza a bioeconomia bi-nacional (Alemanha-Brasil) com um foco temático especificamente na sustentabilidade de toda a cadeia de valor da indústria da aquicultura, incluindo seus setores associados de serviços, provedores de tecnologia, fornecedores de matéria-prima (animais, plantas, agricultura) e seus clientes na indústria de alimentos.

O workshop concentra-se na tecnologia RAS e sua aplicabilidade na aquicultura. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de uma produção eficiente de peixe e camarões em sistemas fechados. As metas incluem dar uma visão geral da situação atual na Alemanha/ Europa sobre RAS e BFT, de um ponto de vista empresarial, incluindo possíveis obstáculos tecnológicos e soluções encontradas, bem como técnicas para reduzir os custos no sistema de produção e exemplos de empresas solidificadas que o tornaram rentável na Alemanha.

A programação deste workshop foi elaborada para propiciar uma visão atual dos desafios técnicos e econômicos da tecnologia RAS em diferentes países, neste caso a Alemanha e o Brasil.

Programação IFC 2022

A programação do IFC 2022 estará repleta de novidades e conferencistas que são expoentes em suas áreas no país e em nível internacional, revela Gregolin “Com os pés no presente e os olhos focados no futuro – uma diversidade de temas que serão abordados em uma programação relevante. O debate sobre o mercado e competitividade do pescado brasileiro será um dos pontos fortes a ser discutido com a presença de empresas brasileiras e de Matthew Alexander Perez – CEO da AQUANITA, grande importadora americana, que mostrará o perfil e o potencial daquele mercado para o nosso pescado”.

O debate sobre “Inovações e Tendências Tecnológicas” contará com a presença de Diego Lages – Diretor Global da Marel Fish da Islândia, uma das maiores empresas do setor de tecnologias para processamento de pescado e do Dr. Adolfo Alvial – Diretor Executivo do Clube de Inovação Aquícola do Chile. No bloco, Sistemas de Produção, destaque para presença do Dr. Keith Morris M.Sc, Global Marketing Manager da Phibro Aqua que tratará da importância da “Mitigação do estresse na aquicultura para elevar a produtividade e a sanidade dos animais”. Outro destaque será o debate sobre a “Produção em sistema de recirculação – RAS” com o Simon Dureijka – Diretor de Produção da empresa Infinite Sea da Alemanha e Marcelo Shei da empresa Altamar.

Destaque também para a palestra do PhD. Rajesh Joshi – Pesquisador Senior da GenoMar Genetics – Noruega, pesquisador cujos estudos de pesquisa são os mais consultados atualmente. Ele abordará o tema “Inovação na criação seletiva para uma indústria rentável de tilápia do Nilo”. Na área de nutrição atenção especial para o “Uso de aditivos enzimáticos nas dietas de peixes para melhorar a qualidade de água e performance animal”, com o Dr. Alexandre Barbosa de Brito, Gerente Técnico da ABvista para América Latina.

Como participar?

As inscrições podem ser feitas no site www.ifcbrasil.com.br até o dia 18 de agosto com o valor de R$500,00 para profissionais e R$300 para estudantes.

IFC BRASIL tem apoio do setor

O 4º International Fish Congress tem co-organização da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (FUNDEP) e da UNIOESTE com apoio da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo do Estado do Paraná; Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação de Produtores de Peixes do Brasil (Peixe BR), Associação das Indústrias de Pesca (ABIPESCA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Sanepar e Copel. O IFC 2022 conta ainda com o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) e Sistema FAEP/ SENAR-PR. Como parceiro o evento tem a Caixa Econômica Federal, que lançou recentemente linhas de crédito exclusivas para o agronegócio.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário