Pesca Profissional

IFC 2022 sedia encontro do Projeto ASTRAL financiado pela União Europeia

O IFC Brasil – 4° International Fish Congress & Fish Expo 2022 – sediará uma reunião internacional do Projeto ASTRAL, iniciativa financiada pela União Europeia e coordenada pelo NORCE (Centro de Investigação da Noruega) e presente em mais de 15 países. O encontro reúne instituições de pesquisa, Universidades e empresas brasileiras, com foco em parcerias no Brasil. Com o lema “Toda a aquicultura sustentável, rentável e resiliente do Oceano Atlântico”, o projeto, que foi iniciado com a Universidade Federal de Rio Grande, agora quer ampliar as parcerias para o desenvolvimento de uma aquicultura sustentável, rentável e cada vez mais demandada no mercado global, através da produção em sistema multitrófico.  A reunião será realizada durante o IFC Brasil, que será realizado de 31 de agosto a 02 de setembro no Recanto Cataratas Thermas e Resort em Foz do Iguaçu (PR).

presidente do IFC Brasil, ex-ministro da Pesca, médico veterinário Altemir Gregolin, destaca que “é uma honra sediar uma reunião internacional do Projeto ASTRAL que visa desenvolver novas cadeias de valor sustentáveis, rentáveis e resilientes através da produção integrada de aquicultura multitrófica. ASTRAL é um projeto colaborativo da União Europeia Horizonte 2020 que tem nos objetivos definir, apoiar e promover este tipo de produção aquícola sustentável em todo o espaço atlântico”.

diretora executiva do IFC Brasil, Eliana Panty, alerta para a sustentabilidade da cadeia do pescado como eixo estratégico para a produção da proteína, responsável por mais de 50% do comércio global. “O mundo ocidental não tem consciência de que o pescado é a fonte de proteína mais comercializada no mundo e apresenta mais de 50% de todo o comércio ao redor do planeta. O Oriente consome muito pescado e derivados. Com isso, a demanda é crescente à medida que o Ocidente também aumenta o consumo, pensando na saudabilidade do pescado. Mas para aumentar a competitividade do setor aquícola, as produções de organismos aquáticos têm se tornado cada vez mais intensivas e isso requer uso de tecnologia para minimizar o impacto”, acrescenta.

SUPERINTENSIVO E SUSTENTÁVEL

Entre as inovações que serão discutidas no IFC Brasil estão as aplicadas na intensificação da produção: destacam-se as tecnologias do sistema superintensivo na produção de peixes, camarões e algas, elevando as densidades de estocagem com taxa de renovação mínima de água, reduzindo o uso de área e recursos hídricos destinados ao cultivo. “Esse sistema se utiliza de uma rica comunidade microbiana, chamada de flocos, que auxilia na manutenção da qualidade de água, faz a reciclagem dos nutrientes e resíduos gerados por uma espécie para serem reaproveitados por outras.”

De acordo com os especialistas o uso da Aquicultura Multitrófica Integrada (AMTI) é uma tendência mundial, onde o sistema de produção integra espécies de diferentes níveis tróficos em um mesmo ambiente de cultivo, resultando na conversão dos resíduos do cultivo de uma espécie em fonte de alimento ou fertilizantes para outra, permitindo o melhor aproveitamento dos nutrientes da dieta.

APOIO INTERNACIONAL

Gregolin explica que o projeto ASTRAL está centrado na agricultura integrada de aquacultura multitrófica e o progresso mútuo no AMTI, como um processo produtivo rentável e sustentável, com o objetivo de contribuir significativamente para criar um ecossistema colaborativo de longo prazo, originário do consórcio, mas expandido para toda a Aliança Atlântica. O projeto aborda a sustentabilidade ao longo de uma forte cadeia de valor clima-oceano-alimentos, vinculando os riscos ambientais esperados à eficiência de custos e às melhores práticas de produção e segurança alimentar da AMTI.

A meta é apoiada por inovações tecnológicas que proporcionam uma capacidade significativamente melhorada de observação e monitoramento dos principais riscos ambientais como patógenos diante das mudanças climáticas e microplásticos como poluente emergente. “Isso levará a recomendações concretas sobre programas de monitoramento específicos da região a serem estabelecidos para apoiar a meta de sustentabilidade. A propriedade inerente da AMTI relacionada à circularidade e redução de resíduos será avaliada para diferentes sistemas de produção, fornecendo recomendações sobre as melhores práticas para o desperdício zero” finaliza.

PROGRAMAÇÃO IFC 2022

A programação do IFC Brasil estará repleta de novidades e conferencistas que são expoentes em suas áreas no país e em nível internacional, revela Gregolin. “Com os pés no presente e os olhos focados no futuro, uma diversidade de temas serão abordados em uma programação relevante. O debate sobre o mercado e competitividade do pescado brasileiro será um dos pontos fortes a ser discutido com a presença de empresas brasileiras e de Matthew Alexander Perez, CEO da Aquanita, grande importadora americana, que mostrará o perfil e o potencial daquele mercado para o nosso pescado”.

O debate sobre “Inovações e Tendências Tecnológicas” contará com a presença de Diego Lages, diretor global da Marel Fish, da Islândia, uma das maiores empresas do setor de tecnologias para processamento de pescado e do Dr. Adolfo Alvial, diretor executivo do Clube de Inovação Aquícola do Chile.

No bloco, Sistemas de Produção terá destaque a presença do Dr. Keith Morris M.Sc, Global Marketing Manager da Phibro Aqua que tratará da importância da “Mitigação do estresse na aquicultura para elevar a produtividade e a sanidade dos animais”. Outro ponto relevante será o debate sobre a “Produção em sistema de recirculação – RAS” com o Simon Dureijka, diretor de Produção da empresa Infinite Sea da Alemanha e Marcelo Shei da empresa Altamar.

Outra presença ilustre será o PhD Rajesh Joshi, pesquisador sênior da GenoMar Genetics, da Noruega, cujos estudos de pesquisa são os mais consultados atualmente. Ele abordará o tema “Inovação na criação seletiva para uma indústria rentável de tilápia do Nilo”. Na área de nutrição atenção especial para o “Uso de aditivos enzimáticos nas dietas de peixes para melhorar a qualidade de água e performance animal”, com o Dr. Alexandre Barbosa de Brito, gerente técnico da ABvista para América Latina.

IFC BRASIL TEM APOIO DO SETOR

O 4º International Fish Congress tem coorganização da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (FUNDEP) e da UNIOESTE com apoio da Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca (SAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo do Estado do Paraná; Itaipu Binacional, Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação de Produtores de Peixes do Brasil (Peixe BR), Associação das Indústrias de Pesca (ABIPESCA), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Paraná, Sanepar e Copel.  O IFC 2021 conta ainda com o apoio da Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR) e Sistema FAEP/SENAR-PR. Como parceiro o evento tem a Caixa Econômica Federal, que lançou recentemente linhas de crédito exclusivas para a aquicultura e pesca.

Inscrições podem ser feitas no site www.ifcbrasil.com.br

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário