Mentalidade marítima

Curso de Arrais: Rumar acaba de lançar!

Não basta comprar um barco ou uma lancha e só colocá-los na água, também é necessário obter uma habilitação náutica. E se você está interessado em tirar uma, mas não sabe por onde começar, a Rumar acaba de lançar o Curso de Arrais Amador! Este curso capacita todos os interessados em obter uma carteira de habilitação, contemplando as embarcações de recreio e de esportes. Confira a seguir mais informações sobre o curso.

 

Principais características do Curso de Arrais

No nosso país, um arrais amador é um esportista habilitado a conduzir pequenas embarcações, e suas funções são parecidas às de um mestre de embarcação, com a limitação de só conduzir aquelas de pequeno porte, controlando e coordenando a tripulação. Para isto, demanda-se um treinamento teórico e prático no veículo náutico desejado. A habilitação de arrais amador é a mais comum e usada por todos aqueles que iniciam a condução de lanchas ou veleiros.

O curso de arrais da Rumar tem como objetivo tornar os interessados aptos para conduzir embarcações de cunho recreativo ou esportivo nos limites da navegação interior, ou seja, represas, áreas marítimas abrigadas a partir de 200 metros de praias brasileiras frequentadas por banhistas, enseadas, angras, canais e rios, e áreas onde não tenham ondas com alturas significativas ou combinações ambientais que dificultem o tráfego, como vento, maré e correnteza.

É exigido, para obter a habilitação náutica, um período de treinamento prático de 6 horas onde o aluno irá pilotar a embarcação recebendo sempre as instruções e dicas do instrutor, envolvendo temas como:

  • técnicas de pilotagem e balizamento marítimo;
  • combate a incêndio, incluindo a identificação e manuseio correto de extintores
  • primeiros socorros;
  • comunicações;
  • regras de aproximação e saída das orlas;
  • lavagem e conservação do equipamento;
  • luzes de navegação;
  • normas a serem cumpridas quando outras embarcações se aproximarem;
  • embarque de passageiros;
  • situações de emergência;
  • as limitações operacionais do equipamento;
  • áreas seletivas da navegação interior;
  • noções de segurança e salvatagem;
  • regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário;
  • colocação e retirada da água;
  • identificação, classificação e nomenclatura de embarcações miúdas;
  • informações sobre abastecimento;
  • noções de ancoragem;
  • sinais de perigo;
  • noções de sobrevivência e segurança no mar, entre outros temas previstos no plano de treinamento.

Já a prova teórica consiste em 40 questões com prazo máximo de 2 horas para realização, e o candidato que obtiver um percentual de acertos igual ou superior a 50% será aprovado. Após isso, caso tenha idade igual ou menor que 65 anos, receberá a carteira de habilitação com validade de 10 anos, e validade de 5 Anos para o candidato que possua idade igual ou superior à 65 anos. Nos últimos anos, a Marinha tem feito várias alterações nas matérias da prova e também nas questões, então é importante estudar com dedicação para a realização dos exames. É interessante buscar simulados na internet também para treinar.

O arrais poderá então conduzir barcos, lanchas ou veleiros motorizados de até 24 metros de comprimento, sendo avaliado conforme o programa da NORMAM-03 (Norma da Autoridade Marítima) no Exame da Marinha para obtenção da Carteira de Habilitação de Amador (CHA – ARA). A NORMAM-03 é uma medida de segurança da navegação e da vida humana e, também, da prevenção contra a poluição do meio ambiente marinho pelas embarcações, e trata de quase todos os atores da náutica de recreio, exceto do marinheiro particular, também chamado de marinheiro profissional de esporte e recreio.

Apenas entidades credenciadas pela Marinha podem emitir o certificado de embarcado, comprovando o mínimo de horas práticas. Para receber o credenciamento, as marinas também passam por um processo que as permite oferecer os cursos e emitir os certificados, e as entidades ficam listadas na Capitania dos Portos da região em que atua. Normalmente nos websites das Capitanias dos Portos de cada estado brasileiro pode-se encontrar uma lista com essas entidades.

 

Quais os requisitos para fazer este curso?
Quais-os-requisitos-para-fazer-este-curso-img

O público-alvo do curso de arrais é qualquer pessoa que tenha o interesse em obter uma habilitação náutica para conduzir embarcações pequenas em áreas restritas. É imprescindível ter, no mínimo, 18 anos de idade, para que o curso possa ocorrer conforme as normas legais. Cumprindo este primeiro requisito, para realizar o curso de arrais é necessário apresentar cópia do CPF e identidade, atestado médico comprovando boas condições psicofísicas ou a carteira nacional de habilitação (CNH) dentro do prazo de validade.

Após as realizações das aulas práticas e teóricas, os interessados terão que apresentar na Marinha do Brasil um atestado de embarcado emitido pela entidade onde foi feito o curso de arrais, comprovando o tempo mínimo de tempo a bordo, pagar uma taxa e apresentar as cópias autenticadas de seus documentos para tirar a carteira. Nos websites das Capitanias dos Portos pode-se ver as listas de documentos necessários.

A portaria da Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil publicada em 4 de junho de 2012, alterou alguns itens da NORMAM-03, relativos às novas regras para obter a habilitação náutica. As mudanças em vigor abrangem, principalmente, a exigência de experiência prática que deve ser comprovada por meio do certificado de embarcado fornecido pelas marinas ou entidades credenciadas pela Marinha.

 

Curiosidades sobre outras habilitações náuticas
Curiosidades-sobre-outras-habilitacoes-nauticas-img

Existem também outros tipos de habilitação permitidos no nosso país:

  • Motonauta: apto para conduzir moto aquática (Jet ski) nos limites da navegação interior;
  • Veleiro: apto para conduzir pequenas embarcações à vela sem propulsão a motor, nos limites da navegação interior;
  • Capitão Amador: apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa;
  • Mestre Amador: apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira (dentro dos limites de visibilidade da costa, não podendo ultrapassar 20 milhas náuticas).

Obter a carteira de Capitão Amador pede-se como pré-requisito possuir a de Mestre Amador, e para a carteira de Mestre Amador pede-se como pré-requisito possuir a de Arrais Amador.

 

Agora que você já tem todas as informações, vá até o site da Rumar e inscreva-se no curso de arrais: https://rumar.org.br/treinamentos/arrais-amador/

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário