ESPORTE Vela

Xandi Paradeda e Gabriel Kieling são vice-campeões mundiais de Snipe

Velejando com o proeiro Gabriel Kieling, o coordenador técnico do Veleiros da Ilha, Xandi Paradeda, conquistou o vice-campeonato Mundial de Snipe nesta quinta-feira (25). O Snipe World foi disputado em Cascais (Portugal) com presença de 90 duplas. Essa foi a sexta vez que Xandi subiu ao pódio da competição. O velejador soma um título, quatro vice-campeonatos e um terceiro.

Na última regata do campeonato, Xandi e Gabriel finalizaram em oitavo, seis posições à frente dos americanos Ernesto Rodriguez e Kathleen Tocke, até então líderes da competição. A diferença foi o suficiente para ultrapassar a dupla americana. No entanto, os espanhóis Alfredo Gonzalez e Cristian Sanchez, que estavam apenas um ponto atrás da dupla brasileira, fizeram uma ótima regata e com o 3º lugar passaram os brasileiros por apenas 4 pontos. Ao final, Xandi e Gabriel somaram 38 pontos perdidos contra 34 da dupla campeã.

Foi um campeonato duro, de muito vento. Começamos mal e tínhamos que tentar se recuperar. Conseguimos uma ótima sequência de seis regatas que nos colocaram em condições de disputar o título. Na última regata, depois do primeiro contravento,  estávamos conquistando o título.  O espanhol nos passou no popa e conseguiu nos marcar depois, garantindo o título. Para nós foi uma satisfação disputar um título mundial até o final  e conseguir mais uma medalha”, disse Xandi Paradeda.

Também pela última regata do Campeonato Mundial da Classe Snipe, Daniel Matos e José Irineu ficaram em 22º, mesma posição da jovem dupla do Veleiros da Ilha na classificação final. Dani e Zé fizeram um campeonato bastante equilibrado e ficaram sempre entre os top-25, um resultado bastante expressivo.

Confira os resultados finais – https://cncascais.com/index.php?option=com_rib&view=item&id=1303&catid=2&Itemid=157&lang=pt#results