Quarenta e cinco barcos largam nesta sexta-feira, 29, para o International Paint Ubatuba Sailing Festival, tradicional evento da modalidade, organizado pelo Ubatuba Iate Clube.
As classes ORC, VPRS, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos, RGS Cruiser e Multicasco participam da 15ª edição da regata. O UIC recebeu os velejadores já na quinta-feira (28) para o coquetel e inscrições.
As disputas têm início às 12h da sexta-feira (29) com a Regata Percurso Marinha do Brasil Ilha da Vitória por Boreste e Ilha do Mar Virado por Boreste. No sábado (30) e domingo (31), a organização planeja mais provas entre boias no Saco da Ribeira. O Troféu Fita-Azul Marinha do Brasil será dado ao primeiro que chegar no clube na regata de percurso.
Especialmente convidada está a classe de veleiros rádio controlados International One Metre Class – IOM que realizará as regatas nas imediações do píer do Ubatuba Iate Clube.
Um dos momentos mais críticos em uma regata é a ocorrência de um incidente que pode resultar em um protesto.
Reconhecendo a importância deste procedimento no esporte, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano – ABVO promoverá a palestra “Protesto, do incidente ao julgamento”, a ser apresentada pelo experiente juiz de regatas, Cuca Sodré. O evento ocorrerá no próximo dia 30 de março, às 9h, nas instalações do Ubatuba Iate Clube.
Durante a palestra, Cuca Sodré abordará os procedimentos corretos a serem seguidos desde o momento do incidente na água até sua formalização em terra. O oficial discutirá também as circunstâncias em que um protesto é aceito, os casos em que pode ser considerado improcedente e destaca aspectos relevantes sobre as audiências de protesto.
Esta é uma oportunidade única para velejadores e entusiastas do esporte esclarecerem suas dúvidas sobre este importante aspecto das competições náuticas.
Maracanã na raia
O Ubatuba Sailing Festival receberá o Navio-Patrulha (NPa) “Maracanã”. Incorporado à frota naval em dezembro de 2022, a embarcação da Marinha do Brasil é uma das mais recentes pertencentes à Classe “Macaé”, que já conta com outros dois em operação, o “Macaé” e o “Macau”.
Dotado de tecnologia majoritariamente brasileira, o “Maracanã” desempenha suas funções subordinadas ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e Sudeste em Santos (SP).
O “Maracanã” será responsável pelo início das regatas de percurso “Marinha do Brasil Ilha de Vitória e Marinha do Brasil, Ilha do Mar Virado”, que marcam o início das competições do International Ubatuba Sailing Festival, no dia 29 de março.
Adicionar Comentário