Destaque ESPORTE Vela

Relaxa Building vence etapa de abertura da Classe C30 no Circuito Ilhabela de Vela Oceânica

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

O Relaxa Building, do Yacht Club Ilhabela (YCI), conquistou a primeira etapa da Classe C30 na 25ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, concluída neste domingo (23/3). O barco com sede no YCI venceu três das seis regatas realizadas em dois finais de semana e encerrou a etapa com sete pontos perdidos, considerando-se um descarte. 

Kaikias EMS e Tonka, ambos também do YCI, ficaram em segundo e terceiro lugares, com 11 e 13 pontos, respectivamente, com uma vitória cada. Bravo, do Iate Clube de Santos, e Caiçara KAT Technologies, do Pindá Iate Clube, também com uma vitória, somaram 18 e 20 pontos perdidos, respectivamente. A primeira das quatro etapas anuais reuniu 44 embarcações, recorde de inscritos. 

O tático da Relaxa Building, Maurício Santa Cruz, elogiou a tripulação. “Sábado foi um dia ótimo de velejada, com rajadas de leste de até 18 nós (32 km/h). O barco chegou a planar no vento em popa. Corremos três regatas  com uma performance muito boa, incluindo duas vitórias. No  domingo, achamos que a regata seria novamente de leste, mas o vento foi morrendo e entrou o sul no Canal de São Sebastião. A Comissão de Regata (CR) acertou ao ajustar a raia ao vento. Vencemos a única prova do dia”, destacou o velejador olímpico Santinha.  

“Saímos muito contentes com o resultado porque a equipe foi muito bem e mostrou que está mais entrosada nas manobras a cada regata. Foi uma semana positiva para a Classe C30, com cinco barcos na raia e disputas bastante equilibradas. Faremos ajustes no barco para melhorarmos na próxima etapa. O comandante Tomás, nosso timoneiro, estava muito concentrado na tocada do barco, o que também ajudou na parte tática”, enalteceu Santinha. 

Nas demais classes, a primeira etapa da Copa Mitsubishi teve como vencedores: Ginga (HPE 25), Argos (ORC), Rudá (ORC Cruiser), Sossegado (BRA RGS A), My Boy (RGS B), Sextante (RGS C) e Morgazek (Clássicos).  A segunda etapa, considerada como Warm Up para a Semana de Vela de Ilhabela, no final de julho, está programada para 24,25,31/5 e 1º/6.

Flotilha nacional da Classe C30 

01 – Tonka – Demian Pons – Yacht Club Ilhabela (YCI) 

02 – Kairós – Sophia Setti – MCP Yachts – Guarujá  

03 – Kaikias EMS – Hilsdorf/Aurichio – Yacht Club Ilhabela (YCI)

04 – Bravo – Jorge Berdasco – ICS 

05 – Relaxa Building – Tomás Mangabeira – YCI  

06 – Loyalty – Alex Leal – Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ) 

07 – Katana – Rio de Janeiro 

08 – Zeus Team – Inácio Vandresen – ICSC

09 – Caiçara KAT Technologies – M. Cesar – Pindá Iate Clube (PIC)