Destaque ESPORTE Vela

1ª etapa da Copa Mitsubishi termina em tarde de homenagens

Passou rápido… Neste domingo aconteceram as regatas que definiram os campeões da primeira etapa da 25ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica.

Os ventos sul, com intensidade entre 8 e 10 nós, levaram as disputas finais para os limites abrigados do Canal de São Sebastião e a etapa terminou com a realização de mais uma regata para todas as classes já que o vento começou a diminuir muito ainda no decorrer da tarde.

Na classe ORC Performance, ao terminar a regata de hoje mais uma vez na 1ª colocação, a equipe Argos, de Mauro Dottori, somou 4 pontos acumulados, o que lhe garantiu a vitória na no acumulado da classe.

Em segundo na etapa, com 8 pontos acumulados, após o 2º lugar de hoje, a equipe 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti. 

A equipe Rudá, de Mario Martinez, foi a vencedora da ORC Cruiser, com 5,5 pontos. Em segundo, o Xamã/Andbank, de Sergio Klepacz, com 6,5 pontos. O Lucky V, de Luiz Villares, foi o terceiro colocado, com 15 pontos, mesma pontuação do Orson, de Kalu Silva, que pelo critério de desempate terminou a etapa em quarto, seguido do Jazz, de John Julio Jansen.

Na BRA-RGS A, o Sossegado, de Marco Hidalgo, conquistou a primeira colocação ao somar 6 pontos, com seu 1ª lugar de hoje. Em segundo, na etapa, o BL3 Urca, de Clauberto Andrade, que foi o 2º hoje. O terceiro colocado da etapa, foi o Bijupirá, de Christian Guedes, com 11 pontos. O Villegagnon foi o quarto colocado.

O My Boy, de Lars Muller, foi o vencedor da divisão B da RGS, somando 4 pontos na etapa, ao terminar a regata de hoje na 1ª colocação.

Em segundo e terceiro na RGS B, respectivamente o Kaluanã, de Leonardo Soldon (8 pontos) e o Blu1 de Marcelo Ragazzo, (13).

Na divisão C da RGS, com 9 pontos acumulados, vitória do Sextante, de Thomas Shaw. Ao somar 10 pontos, o Comanda, de Sebastian Menendez, terminou a etapa em segundo, com o Táquion, de Humberto Diniz, em terceiro, somando 12 pontos.

Dentre os Clássicos, foi o Morgazek, de Michele D’Ippolito, o vencedor da etapa, somando 3 pontos, ao ao vencer todas as regatas. Com 6 pontos, o Tango, de Átila Bohm, foi o segundo, seguido do Fuga III, de Robinson Leite, (10 pontos). A Valente, de Adriana Merino, foi a quarta colocada.

Após a disputa de 6 regatas nesta primeira etapa, a classificação final da Classe C30 teve o Relaxa/Building, do comandante Tomas Mangabeira, em primeiro, com 7 pontos, já considerando um descarte. Somando 11, a equipe Kaikias, de Daniel Hilsdorf/Fabio Aurichio, foi a segunda colocada. Em terceiro, a turma do Tonka, de Demian Pons, com 13 pontos acumulados. Bravo, de Jorge Berdasco e Caiçara, de Marcos de Oliveira Cesar terminaram a etapa, respectivamente, em quarto e quinto.

Por fim, a Classe HPE25 teve como vencedor da etapa o Ginga, de Breno Chvaicer, com 6 pontos (também já considerado um descarte), em seis regatas disputadas. Com 9 pontos, em segundo, o Crazy Phoenix, de Mario Lindenhayn e na terceira colocação, com 15, o Zoom, de Juan de La Fuente.

Premiação e homenagem

A etapa que deu início às comemorações dos 25 anos da Copa Mitsubishi reservou ainda uma surpresa aos participantes, durante a cerimônia de premiação. Ela contou com a participação de José Manoel de Aguiar Nolasco, velejador que era o diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela na primeira edição da Copa, no ano de 2001.

Prestaram homenagem à Nolasco, todos os diretores de vela que o sucederam nesses anos: Carlos Eduardo Souza e Silva, Mauro Dottori e Demian Pons.

A 25ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica continua em mais três etapas durante o ano. A próxima acontece nos dias 24, 25 e 31 de maio e 1 de junho.

Nos dias 20, 21, 27 e 28 de setembro acontece a terceira etapa e nos dias 29 e 30 de novembro, a etapa final, com a realização da Regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake.

A 25ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem patrocínio master da Mitsubishi Motors, co-patrocínio da Descarbonize Soluções e apoio da Prefeitura de Ilhabela, CBVela, ABVO, Fevesp, RE/MAX Mar & Vela, Control Service, O Ancoradouro, e-ventos e Balaio de Ideias.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário