
Passou rápido… Neste domingo aconteceram as regatas que definiram os campeões da primeira etapa da 25ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica.
Os ventos sul, com intensidade entre 8 e 10 nós, levaram as disputas finais para os limites abrigados do Canal de São Sebastião e a etapa terminou com a realização de mais uma regata para todas as classes já que o vento começou a diminuir muito ainda no decorrer da tarde.
Na classe ORC Performance, ao terminar a regata de hoje mais uma vez na 1ª colocação, a equipe Argos, de Mauro Dottori, somou 4 pontos acumulados, o que lhe garantiu a vitória na no acumulado da classe.
Em segundo na etapa, com 8 pontos acumulados, após o 2º lugar de hoje, a equipe 4Z Phytoervas, de Marcelo Bellotti.
A equipe Rudá, de Mario Martinez, foi a vencedora da ORC Cruiser, com 5,5 pontos. Em segundo, o Xamã/Andbank, de Sergio Klepacz, com 6,5 pontos. O Lucky V, de Luiz Villares, foi o terceiro colocado, com 15 pontos, mesma pontuação do Orson, de Kalu Silva, que pelo critério de desempate terminou a etapa em quarto, seguido do Jazz, de John Julio Jansen.
Na BRA-RGS A, o Sossegado, de Marco Hidalgo, conquistou a primeira colocação ao somar 6 pontos, com seu 1ª lugar de hoje. Em segundo, na etapa, o BL3 Urca, de Clauberto Andrade, que foi o 2º hoje. O terceiro colocado da etapa, foi o Bijupirá, de Christian Guedes, com 11 pontos. O Villegagnon foi o quarto colocado.
O My Boy, de Lars Muller, foi o vencedor da divisão B da RGS, somando 4 pontos na etapa, ao terminar a regata de hoje na 1ª colocação.
Em segundo e terceiro na RGS B, respectivamente o Kaluanã, de Leonardo Soldon (8 pontos) e o Blu1 de Marcelo Ragazzo, (13).
Na divisão C da RGS, com 9 pontos acumulados, vitória do Sextante, de Thomas Shaw. Ao somar 10 pontos, o Comanda, de Sebastian Menendez, terminou a etapa em segundo, com o Táquion, de Humberto Diniz, em terceiro, somando 12 pontos.
Dentre os Clássicos, foi o Morgazek, de Michele D’Ippolito, o vencedor da etapa, somando 3 pontos, ao ao vencer todas as regatas. Com 6 pontos, o Tango, de Átila Bohm, foi o segundo, seguido do Fuga III, de Robinson Leite, (10 pontos). A Valente, de Adriana Merino, foi a quarta colocada.
Após a disputa de 6 regatas nesta primeira etapa, a classificação final da Classe C30 teve o Relaxa/Building, do comandante Tomas Mangabeira, em primeiro, com 7 pontos, já considerando um descarte. Somando 11, a equipe Kaikias, de Daniel Hilsdorf/Fabio Aurichio, foi a segunda colocada. Em terceiro, a turma do Tonka, de Demian Pons, com 13 pontos acumulados. Bravo, de Jorge Berdasco e Caiçara, de Marcos de Oliveira Cesar terminaram a etapa, respectivamente, em quarto e quinto.
Por fim, a Classe HPE25 teve como vencedor da etapa o Ginga, de Breno Chvaicer, com 6 pontos (também já considerado um descarte), em seis regatas disputadas. Com 9 pontos, em segundo, o Crazy Phoenix, de Mario Lindenhayn e na terceira colocação, com 15, o Zoom, de Juan de La Fuente.
Premiação e homenagem
A etapa que deu início às comemorações dos 25 anos da Copa Mitsubishi reservou ainda uma surpresa aos participantes, durante a cerimônia de premiação. Ela contou com a participação de José Manoel de Aguiar Nolasco, velejador que era o diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela na primeira edição da Copa, no ano de 2001.
Prestaram homenagem à Nolasco, todos os diretores de vela que o sucederam nesses anos: Carlos Eduardo Souza e Silva, Mauro Dottori e Demian Pons.
A 25ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica continua em mais três etapas durante o ano. A próxima acontece nos dias 24, 25 e 31 de maio e 1 de junho.
Nos dias 20, 21, 27 e 28 de setembro acontece a terceira etapa e nos dias 29 e 30 de novembro, a etapa final, com a realização da Regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake.
A 25ª Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem patrocínio master da Mitsubishi Motors, co-patrocínio da Descarbonize Soluções e apoio da Prefeitura de Ilhabela, CBVela, ABVO, Fevesp, RE/MAX Mar & Vela, Control Service, O Ancoradouro, e-ventos e Balaio de Ideias.
Adicionar Comentário