ESPORTE Vela

Lucky Alforria surpreende e vence 1ª regata da Copa Mitsubishi

Começou, neste sábado, a XXIV Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela, começou o ano de 2024.

Um dia de sol, calor e muito vento recepcionou as 37 equipes participantes da primeira etapa de 2024, que realizaram uma regata de percurso no extremo norte do Canal de São Sebastião. Largando pouco antes da Ponta das Canas, ainda dentro do Canal de São Sebastião, todas as equipes fizerama contornaram uma boia nas proximidades da praia do Jabaquara, depois seguiram para outra já nas proximidades de São Sebastião.

A partir desta, as classes ORC, C30 e HPE 25 retornaram à marca do Jabaquara, enquanto a RGS teve um encurtamento no percurso, contornando uma nova marca, cerca de 1 milha e meia antes da anterior. A decisão foi tomada pela comissão de regatas pois o vento diminuira, e completar o percurso original da BRA-RGS seria difícil.

As alterações não tiraram em nada o brilho da regata,  ao contrário, propiciaram que todas as equipes cruzassem a linha de chegada mais ou menos próximos.

O fita azul da regata foi o veleiro Phoenix, de Mauro Dottori e Fabio Cotrim, da classe ORC, cujo vencedor, no tempo corrigido, foi o Lucky Alforria, de Luiz Villares. Em segundo, o Phoenix, com o Inaê, em terceiro.

Na RGS geral, o Zeus, de Paulo F. Moura, venceu no tempo real e corrigido, com o Comanda, de Sebastiam Meenendez, em segundo e com o Bl3 Urca, de Clauberto Andrade, em terceiro.

Nos clássicos, vitória do Mantra, de Helio Magalhães, com o Jão sereno em segundo.

O Ginga, de Breno Chvaicer venceu na HPE25. Em segundo, o Crazy Phoenix, de Daniel Hilsdorf.

Por fim, na C30, que teve “pegas” acirrados no dia de hoje, vitória do Relaxa Building, de Thomas Mangabeira, seguido do Bravo, de Jorge Berdasco e do Tonka, de Demian Pons, na terceira colocação.

Depois da regata, como não poderia ser diferente, o encontro na canoa de cerveja.

Neste domingo, prosseguem as regatas da etapa que termina na próxima semana, com uma programação de disputas que incluem a participação também dos veleiros da RGS Cruiser (nova denominação da Bico de Proa), um almoço no sábado e a premiação do domingo.