
A cidade brasileira de Fortaleza foi escolhida para sediar os eventos individuais no Campeonato Mundial de Vela de 2027.
A mudança, que fará com que Fortaleza sedie os eventos individuais no primeiro trimestre de 2027, juntamente com a decisão de sediar os eventos bipartidos em Gdynia, Polônia, no verão de 2027, garantirá um ano emocionante de vela de classe olímpica antes dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
Fortaleza é a capital do estado litorâneo do Ceará e um destino popular de vela com um forte histórico de sediar eventos internacionais em muitas classes da World Sailing. O local sediará os eventos de Kite Masculino e Feminino, Windsurf Masculino e Feminino, Bote Masculino e Feminino e Para Inclusive.
O evento será realizado em parceria com a CBVela, com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, do Marina Hotel e do Iate Clube Fortaleza.
Quanhai Li, presidente da World Sailing, disse: “Estamos muito satisfeitos em escolher Fortaleza como anfitriã do Campeonato Mundial de Vela e temos total confiança de que o local continuará a construir seu legado de vela. Esta será a primeira vez que usaremos um formato dividido para o Campeonato Mundial de Vela, o que ajudará a desenvolver o esporte e permitirá que os velejadores compitam nas condições mais adequadas para seus eventos. As instalações em Fortaleza são excepcionais e as condições serão ideais para os eventos individuais, e temos certeza de que velejadores e visitantes terão uma experiência maravilhosa no Brasil.”
David Graham, CEO da World Sailing, acrescentou: “A cidade de Fortaleza apresentou uma excelente proposta de candidatura, e estamos muito satisfeitos em conceder o evento à CB Vela. A cidade possui todas as instalações necessárias para sediar um evento deste tamanho e já realizou com sucesso vários eventos de campeonatos nacionais e mundiais no passado. A chance de compartilhar este evento com a cidade de Fortaleza e a comunidade de vela sul-americana é uma oportunidade emocionante que todos nós estamos ansiosos.”
Marco Aurelio, presidente da CBVela, disse: “Sediar o Campeonato Mundial de Vela é uma oportunidade maravilhosa para Fortaleza, pois buscamos consolidar a reputação da cidade como um destino de vela no cenário global. “Estamos ansiosos para trabalhar com a equipe da World Sailing para entregar um evento que dará a alguns dos maiores atletas do mundo um palco para brilhar.”
A decisão de conceder os eventos individuais a Fortaleza veio depois que o Real Club Náutico Valencia se retirou do processo de hospedagem.
Os eventos para duas pessoas serão realizados em Gdynia, Polônia, no verão de 2027 como parte do festival anual Gdynia Sailing Days e serão organizados pela Polish Yachting Association em parceria com o Ministério do Esporte e Turismo da República da Polônia, o governo descentralizado da Voivodia da Pomerânia e a Cidade de Gdynia.
Adicionar Comentário