ESPORTE Vela

Florianópolis sediará o 52º Campeonato Brasileiro de Optimist

Florianópolis receberá, entre os dias 3 e 14 de janeiro, o futuro da vela nacional na Sede Oceânica, em Jurerê, do Iate Clube de Santa Catarina-Veleiros da Ilha. Cerca de 300 atletas de todo o país são esperados no 52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry e na Copa Brasil de Estreantes. Após oito anos, a capital catarinense volta a sediar o evento mais importante da vela de base brasileira, que definirá os campeões nacionais e também servirá como uma das seletivas para a formação das equipes do Brasil nos Campeonatos Mundial, Europeu, Norte-Americano e Sul-Americano.

O Optimist é a classe de iniciação dos velejadores e, portanto, a que reúne o maior número de competidores em eventos nacionais. Tendo em vista a importância dessa competição, o ICSC – Veleiros da Ilha tem se preparado há quase um ano para sediar o evento. A definição da cidade-sede ocorreu em janeiro de 2023, em Brasília, e desde então, o Clube tem se organizado para receber os atletas de todo o Brasil.

“É uma grande honra receber o Campeonato Brasileiro Oakberry e a Copa Brasil de Estreantes. Sabemos da grande responsabilidade de organizar o maior evento nacional da vela brasileira e das limitações físicas de nossa sede Oceânica, mas estamos nos preparando para receber da melhor maneira os atletas e seus acompanhantes. Nossa expectativa é grande para as duas semanas de competição em Florianópolis”, ressalta o Comodoro do Veleiros da Ilha, Luiz Fernando Beltrão.

Oakberry fecha como naming right do evento: 

Uma das novidades para a edição deste ano é o patrocínio da Oakberry. Como uma das maiores empresas de superfood do mundo, com atuação em quase 50 países, a Oakberry está presente nos maiores eventos esportivos nacionais e internacionais. 

Primeira marca brasileira a patrocinar e operar dentro do Super Bowl, a Oak também está na NBA, IRONMAN, F1, Porsche Cup, Liga Mundial de Surf (WSL) e eventos do ATP Tour, como Miami Open, Rio Open e Australian Open. Agora, a empresa chega à vela como patrocinadora oficial do maior campeonato da modalidade do Brasil, através do Naming Rights.

Entre as ações previstas para o evento, estão degustação de açaís, além de ativações da marca na Sede Oceânica.

Formato da competição:

Serão dez dias de regatas divididos em dois momentos. Entre 4 e 7 de janeiro, ocorrerá a Copa Brasil de Estreantes, restrita apenas aos velejadores que não tenham participado de nenhuma regata oficial da classe. Já entre 8 e 14 de janeiro, ocorrerá o Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry para as classes Veterano e Estreante, elegível para atletas entre 7 e 15 anos.

“Esperamos quase 300 velejadores para as duas competições. Com certeza, será um dos maiores eventos organizados pelo Clube e uma das maiores edições da história do Campeonato Brasileiro de Optimist. O Veleiros da Ilha tem uma grande tradição nesta classe. Serão duas semanas de grandes regatas e muitas confraternizações fora d’água”, comenta Lucas Reis, Gerente Geral do Veleiros da Ilha.

A competição:

A Copa Brasil de Estreantes terá a duração de quatro dias, com oito regatas previstas. Já o Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry terá doze regatas previstas em seu programa, sendo que nos três primeiros dias (8, 9 e 10) ocorrerão as disputas individuais. Na quinta-feira, 11, será realizada a competição por equipes, enquanto na sexta-feira, 12, sábado, 13, e domingo, 14, ocorrerão os últimos dias de competições individuais, que apontarão os grandes campeões do evento.

Devido ao grande número de embarcações, os velejadores serão divididos em flotilhas amarela e azul para uma série classificatória. Após os primeiros dias, os 50% melhores classificados competirão na flotilha ouro, que definirá o campeão, enquanto os demais competirão na flotilha prata.