ESPORTE Remo

Estudantes da rede estadual se classificam para o Mundial de Canoa Havaiana, no Havaí

Remos, coletes, canoas e o sonho de conquistar o ouro. Um grupo de 17 alunos da rede estadual de ensino está classificado para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Canoa Havaiana, que será disputado de 13 a 24 de agosto deste ano, no Havaí, Estados Unidos. Moradores de comunidades do Rio, os estudantes fazem parte do Programa Forças no Esporte (PROFESP), promovido pelo Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), localizado na Penha, Zona Norte do Rio.

O aluno no do Colégio Estadual Antônio Figueira de Almeida, Gabriel Henry Peres, de 16 anos, morador de Acari, também na Zona Norte, é um dos atletas que terão a chance de escrever seu nome na história do esporte em mais uma competição internacional.

“Estamos treinando bastante, tanto a parte técnica quanto a parte física. Acredito que temos plenas condições de trazer o ouro”, disse Gabriel, que deseja se consolidar como atleta na Marinha e conquistar medalhas para o Brasil.

O aluno acredita que a educação e o esporte podem ser um divisor de água em sua vida.

“Esses dois pontos são essenciais para transformação da minha vida e para que eu consiga dar orgulho à minha família. Mesmo sendo uma missão difícil, priorizo estar bem em ambos. Não basta ser somente um bom atleta, tem que ser bom aluno também”, contou Gabriel, que se define como disciplinado, estudioso, preocupado e que busca dar o seu melhor em tudo que se dispõe a fazer.

Enquanto o Circuito de provas de Canoa Havaina do Estadual e do Brasileiro não começam, os integrantes das equipes classificadas se dividem entre os estudos e os treinamentos no Cefan, colocando em prática todos os ensinamentos aprendidos na Praia de Boa Viagem, em Niterói.

A secretária de Estado Educação, Roberta Barreto, destaca que é motivo de orgulho ter alunos da rede estadual classificados para competições internacionais.

Fonte: TupiFm.com.br