ESPORTE Vela

Equipe argentina será atração no Brasileiro de RGS durante a 50ª Semana de Ilhabela

Com 105 barcos confirmados, a 50ª Semana de Vela de Ilhabela está chegando e atraiu uma flotilha de peso de equipes da Argentina.

Uma delas irá disputar o Campeonato Brasileiro da classe BRA-RGS que já tem 40 embarcações confirmadas e vai em busca do título e também diversão.

A competição começa no domingo, 23, com a Regata em Homenagem aos 100 anos do barco Atrevida, e se estende até o sábado, 29, com as disputas finais.

O barco Daka, fabricado em 1986, tem sede no Club Náutico Sudeste de Buenos Aires, na Argentina, é um veleiro de 37 pés e disputa pela primeira vez o tradicional evento brasileiro e dos mais importantes da América do Sul. O comandante é Vladimir Costa que também fará sua estreia na raia do Canal de São Sebastião.

“O Daka é um barco muito bom, lindo navegando. Correu pouco, mas com muito bons resultados. A tripulação somos amigos e navegantes de toda a vida, com muita experiência (todos acima dos 60 anos). Estamos com muita vontade de nos divertir e creio que faremos um bom campeonato. Navegamos juntos há 30 anos”, disse Vladimir.

O veleiro já veio ao Brasil com antecedência, se encontra neste momento em Angra dos Reis e chegará em Ilhabela no dia 18.

O Brasileiro de RGS terá uma concorrência forte. Além do Glamour do Atrevida, que vai nos Clássicos, mas contabilizando também na RGS, terá o catarinense Pangea como um dos favoritos e a presença do Petrus, que virá de Belém do Pará.