ESPORTE Vela

Definidos os campeões da 1ª etapa da Copa Mitsubishi, em Ilhabela (SP)

Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Terminou antecipadamente, na tarde deste sábado, 19 de março, a 1ª Etapa da XXII Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela. A antecipação ocorreu em razão das recomendações da Marinha e Defesa Civil para que não fossem realizadas regatas no domingo, em razão da forte chuva e ventos previstos.

Com isso, a comissão técnica se esforçou para realizar a maior quantidade possível de regatas. Foram duas para a ORC e RGS e uma para Bico de Proa de Duplas.

As regatas, assim como na semana passada, foram disputadas com ventos predominantemente do quadrante sul, mas com uma correnteza bem menos forte do que na semana anterior.

Resultados da etapa

Com esta situação inusitada a etapa contou com cinco regatas no total, na classe ORC e a equipe Phoenix, do comandante Eduardo S. Ramos, terminou em primeiro no acumulado da etapa, com 6 pontos, já considerado o descarte da pior colocação. O Orson, comandado por Carlos Eduardo Sousa Silva, ficou na segunda colocação geral, com 13. Jorge M. Berdasco, comandando a equipe Bravo, obteve a terceira colocação, com apenas um ponto atrás.

Na RGS, o Zeus, comandado por Paulo Moura, venceu todas as quatro regatas da etapa e terminou em primeiro lugar geral. Em segundo, o Urânia, de Luis Bolina, que somou 17 pontos, mesma pontuação do Sextante, de Thomas Shaw, que ficou com a terceira colocação geral.

Bico de Proa e Duplas

O sábado foi de regata especial para as classes Bico de Proa e Duplas, esta última estreando na Copa Mitsubishi.

As duas classes fizeram uma regata de percurso, de cerca de 7 milhas. A Bico de Proa foi vencida pelo Nautilus, de Azis Constantino, seguido do Blu 1, do comandante Marcelo Ragazzo e com o O Cambada, de Luiz Fernando Giovannini, em terceiro.

O Kapalua de Marcos Dertinati e o Navegador, de Vicenzo Russo, foram o quarto e quinto colocados.

Finalizando os resultados, a classe estreante, a Duplas, que teve a participação de 4 embarcações, inclusive a do casal norte americano Curtis e Kate Jazwiecki, do veleiro Sweet Ruca, que, aliás, foram os vencedores da regata.

Hilpert e Tatiana Zamith, do H2Orça, foram os segundo colocados, seguidos do Mister Zé, de Ciro Engracia e Adriana Frias e do Txai, tripulado por Wellington Lima e Paola Vasquez.

Premiação e homenagens especiais marcaram o encerramento da etapa

O dia terminou, como não poderia deixar de ser, em clima de muita alegria no lounge Mitsubishi, com show da banda Washrock, a premiação da etapa e uma sequência de homenagens às pessoas e entidades que contribuíram, de alguma forma, para o sucesso que se tornou a Copa Mitsubishi.

Entre as inúmeras homenagens prestadas, foram lembrados dirigentes como o ex-diretor de vela do YCI, José Manoel Nolasco, Alexandre Martinho, presidente da BRA-RGS, Mario Martinez, comodoro da ABVO, velejadores assíduos, como Bayard Umbuzeiro Filho, do Inaê, Clauberto Andrade, professor de vela na BL3 e velejadoras assíduas como Fabiana Alvez, Andrea Morata e Cris Loueth.

Mauro Dottori, diretor de vela do YCI, que comandava as homenagens, lembrou também o Yacht Club de Ilhabela, sede da competição desde a sua primeira edição, na figura de seu comodoro, Alex Costa Pereira

A comissão técnica, na nas pessoas de Cuca Sodré e Ann Viebig, além daqueles que fazem acontecer as regatas, como os integrante das equipes de apoio, Ivo Leite e Daniel Fontana, também foram lembrados.

A lista foi longa assim como a festa que seguiu até por volta das 22h e coroou um início de campeonato de muito sucesso.

O próximo encontro será nos dias 28,29 de maio e 4,5 de junho, durante a segunda etapa da Copa Mitsubishi, que tem organização e realização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio da Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, e-ventos, Jornal Ancoradouro, Control Service, North Sails, ABVO e FEVESP.