A segunda etapa da mais tradicional competição de vela oceânica do litoral paulista vai prosseguir no próximo final de semana, dias 25 e 26 de setembro, com a realização das regatas finais.
O primeiro final de semana da etapa (18 e 19 de setembro) foi marcado por ventos fracos para os padrões de Ilhabela, mas que não impediram a realização de três regatas.
No sábado, 18, o vento nordeste, na casa dos cinco nós, já havia rondado bastante, até que por volta das 13h15 foi possível dar início à competição, com a largada da classe C30, seguida da HPE25 e depois da ORC e RGS.
Não demorou muito para o vento rondar novamente, obrigando um leve reposicionamento nas boias de demarcação da regata.
Após as equipes terem completado duas pernas, o vento decaiu até quase parar obrigando a Comissão a fazer um encurtamento para as classes ORC e RGS. Apenas a C30 e a HPE25 conseguiram finalizar a única regata do dia completando as quatro pernas iniciais previstas.
Com o dia de competições “encurtado” sobrou mais tempo para as equipes conhecerem o Lounge Mitsubishi, montado no Yacht Club de Ilhabela, onde foram expostos o novo Outlander Sport e um modelo utilizado na Mitsubishi Cup, além, é claro, de curtirem aquela cerveja geladinha no final do dia.
No domingo, 19, o vento melhorou um pouco e foi possível realizar mais duas regatas para todas as classes, fazendo com que todos terminassem este primeiro final de semana com três regatas disputadas.
O Caballo Loco, de Mauro Dottori, venceu as duas regatas de domingo e ficou com um segundo lugar na de sábado, terminando o primeiro final de semana como o líder da C30.
Em segundo, no acumulado, o Kaikias, de Eduardo Mangabeira, e em terceiro, o Kairós, de Alessandro Penido.
Na classe HPE25, o Espetáculo, de Luis Fernando Staub, terminou este primeiro final de semana na liderança, com 4 pontos acumulados (duas vitórias e um segundo lugar).
O Relaxa, de Arthur Vasconcellos, com 8 pontos acumulados, segue na segunda colocação geral, com o Cabron, de Demian Pons, em terceiro, com 13 pontos.
Na RGS o Brazuca, de Rubens Bueno, lidera a classe com dois primeiros lugares e um terceiro, somando 5 pontos acumulados.
Apenas com um ponto atrás, vem o Kameha Meha, de Mark Essle, e em terceiro, o Beleza Pura 2, de Felipe Degan, com 8 pontos acumulados.
Finalmente na ORC, o Xamã, de Sérgio Klepacz, com 6 pontos, lidera a classe. Em segundo, o Aventador, de Maurício Pavão, com 7, e na terceira o Rudá/Blue Seal, de Mário Martinez, que acumula 9,5 pontos.
As regatas do próximo final de semana definirão os campeões da etapa e vão somar pontos para o campeonato, iniciado em maio e que tem ainda mais uma etapa, programada para novembro.
Vale lembrar que a Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela, tem organização do Yacht Club de Ilhabela, patrocínio máster da Mitsubishi Motors e apoios da Prefeitura Municipal de Ilhabela, Balaio de Ideias, Control Service, North Sails, E-Ventos, Revista Ancoradouro, Band Vale, ABVO e FEVESP.
Adicionar Comentário