ESPORTE Vela

Com 50 barcos, International Paint Ubatuba Sailing Festival começa na próxima quinta-feira

Foto: Veleiro Avohai com Lars Grael / Crédito: Aline Bassi / Balaio de Ideias

Começam na próxima sexta-feira, dia 21, as regatas do International Paint Ubatuba Sailing Festival, evento que reunirá aproximadamente 250 velejadores e 50 embarcações das classes ORC, BRA-RGS, RGS Clássicos, Multicasco e Bico de Proa.

O evento será válido também como a primeira etapa do Campeonato Paulista de Vela Oceânica das Classes ORC e BRA-RGS, cujas demais etapas acontecem em Santos, em junho, e Ilhabela, em novembro/dezembro.

Tradicionalmente o Ubatuba Sailing Festival começa com uma regata longa, a Regata Percurso Marinha do Brasil. Para os veleiros maiores, a intenção (dependendo das condições meteorológicas) é realizar o contorno da Ilha Vitória, já no arquipélago de Ilhabela, um percurso de aproximadamente 30 milhas náuticas (56 km). Embarcações menores realizarão um percurso no entorno de uma das ilhas da região de Ubatuba.

“É um desafio pensar em realizar regatas que sejam técnicas tanto para os veleiros maiores e mais competitivos, com tripulações mais experientes, quanto para os menores, como é o caso do nosso evento. Como organizadores, precisamos pensar nas variáveis e a mais importante é a segurança dos velejadores”, comenta o diretor de vela do Ubatuba Iate Clube, Alex Calabria.

O Ubatuba Sailing Festival vem crescendo e se firmando como uma das grandes competições do cenário nacional, assim como é a Santos-Rio, os Circuitos Rio e Santa Catarina, e a Semana de Vela de Ilhabela.

Já estão confirmadas 12 equipes vindo de Paraty, Angra e do Rio de Janeiro, entre elas o veleiro Avohai, de Lars Grael, que comenta: “é expressivo o número de veleiros da Escola Naval. O evento vem ganhando força, tanto que reconhecido com um dos eventos oficiais que contam pontos para o ranking da flotilha de vela do  Iate Clube do Rio de Janeiro”.

O comodoro do Ubatuba Iate Clube, Silvio Nogueira Filho, comenta a importância do evento para o clube e a satisfação de poder acolher os velejadores:

“Estou profundamente feliz de ter novamente os velejadores em nosso clube. Queremos receber todos de coração e portas abertas e queria dizer que de nossa parte tudo o que for possível a gente fará para tornar este evento uma competição preponderante no calendário nacional, como há muito Ubatuba merece”.

A volta das confraternizações

Se nos dois últimos anos o evento foi realizado sob os rígidos protocolos de segurança em razão da pandemia, restringindo fortemente as atividades em terra, esta edição será marcada pela volta das confraternizações pós-regatas.

A noite International Paint acontece dia 22, quando será feita a premiação das equipes Fita Azul da Regata Percurso Marinha do Brasil. Aliás, nessa noite se apresentam a Banda da Marinha e a dupla performática Cavalo e Panda, animando a tradicional canoa de cerveja Madalena.

Dia 23, na noite North Sails, a confraternização “Rock’n’Roll” vai contar com a George Moon Band.

No encerramento da competição, dia 24, acontece a premiação, inclusive a do Campeonato Paulista.

Ainda há tempo para se inscrever no International Paint Ubatuba Sailing Festival. O site oficial do evento, www.ubatubasailingfestival.com.br” traz todas as informações para inscrição, abertas aos veleiros da classes ORC, BRA-RGS, BRA-RGS Clássicos, Multicasco e Bico de Proa, elas podem ser feitas até as 10h do dia 21. O valor é de R$ 120,00 por tripulante.

O International Paint Ubatuba Sailing Festival é organizado pelo Ubatuba Iate Clube, têm patrocínio da International Paint, Marinha do Brasil, ABVO, BRA-RGS, FEVESP, Prefeitura de Ubatuba, Ubalegria, North Sails, Farol das Tintas, Postos Flutuantes Imola e Mônaco, Cervejaria Madalena, VBros NautiBelle e Balaio de Ideias.