ESPORTE Vela

Campeão Zeus mostra a força da Classe C30 na Super Series no Circuito de Santa Catarina

Crédito: Edgar Ramos/Veleiros da Ilha

O Zeus Team, do comandante Inácio Vandresen, dominou as raias de Jurerê na Super Series 30, campeonato organizado pelo Veleiros da Ilha (ICSC), válido pelo 35º Circuito Ilha de Santa Catarina, encerrado neste fim de semana. Com sede no ICSC, o Zeus obteve quatro vitórias em seis regatas, somando seis pontos perdidos após um descarte. O Ximango foi o vice-campeão com 11 pontos, seguido pelo Ponta Firme, com 12. O Kanaloa, vencedor da última prova, ficou na quarta colocação. 

O comandante do Zeus sentiu seu esforço plenamente recompensado, apesar do desgaste. “Estou todo quebrado (rs), mas a semana foi maravilhosa, com as condições de vento perfeitas e tudo muito bacana. Encerramos com um segundo lugar que nos deu o título. Além de entrosada, a tripulação velejou sempre em alto astral, o que fez a diferença. O clube também está de parabéns, como sempre nos acolheu muito bem. O circuito fez bem para a vela de uma forma geral”, elogiou Vandresen. Ao todo, 25 barcos competiram durante cinco dias. 

“Em relação aos barcos da C30, esperávamos uma participação mais efetiva, mas há de compreender-se que a classe está se reestruturando. Tenho a certeza de que para a Copa Mitsubishi, Semana de Vela de Ilhabela e Circuito Rio – Campeonato Brasileiro, haverá um número expressivo de barcos. Neste ano, também vimos Santa Catarina consolidar a Super Series 30, o que é muito importante para o intercâmbio com os HPE 30, de Porto Alegre”, destacou Vandresen. 

O comandante campeão ainda enalteceu outros pontos da disputa catarinense. “Pelo menos entre nós (30 pés) não houve nenhum protesto. Prevaleceu o espírito esportivo, com muita competitividade na água e confraternização no clube. As presenças de Mauro Dottori e toda a tripulação do Phoenix e de Eduardo Plass com a equipe do Crioula elevaram o nível técnico do campeonato”, concluiu Vandresen.        

Palavra de presidente – Daniel Hilsdorf, comandante do Kaikias EMS será o presidente da Classe C30 no biênio 2024/2025 em substituição a Inácio Vandresen. “Estou muito animado com a classe para este ano em que teremos campeonatos de alto nível como o Brasileiro que acontecerá pela primeira vez no Rio de Janeiro e a Semana Internacional de Vela de Ilhabela”.

“A classe se destaca pela intensa competitividade e existe a possibilidade de contarmos com os nove barcos da flotilha nacional correndo neste ano, o que acrescentaria emoção às regatas, promovendo disputas acirradas devido ao nível elevado das experientes tripulações da C30”, projetou Hilsdorf. Na Semana de Vela de 2023, a Classe C30 correu com oito barcos, a maior flotilha one design entre os 130 inscritos

Nas demais classes em disputa no Circuito Ilha de Santa Catarina, o Crioula, do Veleiros do Sul (RS) venceu na ORC por apenas dois pontos de vantagem sobre o Phoenix, do Yacht Club Ilhabela. O Plancton, do anfitrião Veleiros da Ilha, ganhou na RGS Geral, enquanto na RGS Cruzeiro o vencedor foi o Neon III, do mesmo clube. O Esperança, do Clube dos Jangadeiros (RS), levou a melhor na Bico de Proa. A Classe C30 volta a competir em 02 e 03 de março, abertura da primeira etapa da Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica.    

Flotilha nacional da Classe C30 

01 – Tonka – Demian Pons – Yacht Club Ilhabela (YCI) 

02 – Kairós – Sophia Setti – Iate Clube de Santos (ICS)  

03 – Kaikias EMS – Hilsdorf/Aurichio – Grêmio de Vela Ilhabela (GVI)

04 – Bravo – Jorge Berdasco – ICS 

05 – Relaxa Building – Tomas Mangabeira – YCI  

06 – Loyalty – Alexandre Leal – Veleiros do Sul/Iate C.R.Janeiro (VDS/ICRJ) 

07 – Katana Portobello – Cesar Gomes Neto – Iate Clube S.Catarina (ICSC)

08 – Zeus Team – Inácio Vandresen – ICSC

09 – Caiçara KAT Technologies – M. Cesar – Pindá Iate Clube (PIC)