ESPORTE Vela

Bruno Prada sobe ao pódio nos EUA duas vezes antes de Mundial de Star

O medalhista olímpico Bruno Prada segue treinando nos Estados Unidos de olho no Mundial de Star entre os dias 4 e 12 de setembro em Kiel, na Alemanha.

O atleta é cinco vezes campeão mundial e defenderá o título da categoria ao lado do polonês Mateusz Kusznierewicz nas regatas em uma das tradicionais raias da vela mundial.

Bruno Prada participou de duas competições em Newport, Rhode Island, no mês de agosto e subiu ao pódio em ambas.

Na proa de cubano naturalizado norte-americano Augie Diaz, o brasileiro ficou em segundo lugar na Star Class Baxter Bowl. Já no fim de semana passado, a dupla ficou com o bronze do Campeonato Norte Americano de 2021.

Na próxima semana, Bruno Prada embarca dos Estados Unidos direto para a Alemanha visando o Mundial de Star. Nesse intervalo, o atleta fará treinamentos em Miami.

”Uma grande preparação que estou fazendo, vou semana que vem para o Mundial na Alemanha, muito bom correr aqui nos Estados Unidos. Tenho uma semana de treino em Miami antes de ir, vou me dedicar bastante para começar bem no campeonato”.

”Foi bem legal correr e estou me sentindo muito melhor no barco. Certamente estarei em boas condições na Alemanha”, disse o medalhista olímpico.

O Campeonato Mundial da Classe Star retorna a Kiel pela quinta vez, após ser realizado nos anos de 1939, 1966, 1977 e 1993. A competição em Kiel terá mais de 80 duplas de vários países.

O velejador Bruno Prada tem duas medalhas olímpicas na Star em Pequim 2008 e Londres 2012, além de títulos expressivos na SSL Star Sailors League e Bacardi Cup Invitational Regatta. Os cinco títulos mundiais de Star foram em 2007, 2011, 2012, 2016 e 2019.

O atleta venceu os mundiais de Cascais 2007, Perth 2011 e Hyeres 2012 com Robert Scheidt. O título de Miami 2016 foi com Augie Diaz e o de Porto Cervo 2019 com Mateusz Kusznierewicz. Bruno Prada tem uma prata em São Francisco 2006 e dois bronzes nos eventos de Miami 2008 e Melcesine 2014.

Ao lado do polonês Mateusz Kusznierewicz, o brasileiro Bruno Prada conquistou o bicampeonato da Bacardi Cup Invitational Regatta na classe Star em março desse ano, uma das mais tradicionais competições do calendário. A dupla foi campeã mundial de 2019.