ESPORTE Vela

ABVO realiza pesagem em barcos no Rio Grande do Sul

A Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, promoveu, no começo do mês, um mutirão de pesagem de barcos nas cidades de Rio Grande e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Ao todo treze veleiros foram pesados, oito no Rio Grande Yacht Club e mais cinco nos clubes dos Jangadeiros e Veleiros do Sul, na capital gaúcha com iniciativa de Francisco Freitas, o Xico, Diretor técnico da ABVO.
 “Queríamos ter uma regra aqui no Rio do Grande do Sul. Quando não era da Comodoria do Rio Grande Yacht Club votei pela IRC daí veio a pandemia, instabilidade e com o mesmo intuito e a facilidade que a ABVO nos passou migramos para a ORC onde tivemos vários barcos medidos. Fizemos um mutirão, eu e o Xico (Francisco Freitas), com guincho gratuito , facilitou e a coisa andou pra frente. A ideia é correr na ORC Club e de repente manter a RGS para aquele barco que nem medição tinha , dar um upgrade para a RGS e os barcos um pouco melhores migram para a ORC”, destacou Fabian Saavedra , vice-comodoro do Rio Grande Yacht Club.

Em Porto Alegre, os cinco barcos pesados são da HPE 30 e podem competir pela classe ORC Internacional atualizando o certificado assim que as regatas locais retornarem.
“Encontrei o Xico ele me disse que a balança da ABVO estava em Porto Alegre. Rapidamente conversamos com os proprietários e numa manhã fomos no Jangadeiros e na sequência para o Veleiros pesando o total de cinco barcos em um dia. A balança teve muito boa precisão e os barcos ficaram muito parecidos. Todos ficaram felizes. Os barcos estão praticamente iguais e quem velejar melhor é que vai ganhar e não porque tem um mais leve. Queria agradecer ao Xico e se mostrou à disposição e à ABVO que nos ajudou nessa empreitada”, disse Rodrigo Duarte: “Assim que voltarem as regatas aqui no Sul iremos migrar para a classe ORC junto com a HPE30”.
Em março foi realizado mutirão de pesagem com cinco barcos no Guarujá (SP).