Amazônia Azul Destaque Mentalidade marítima

FEMAR reúne convidados e estudantes para palestra do CEMBRA sobre o Brasil e o Mar no Século XXI


Almirante Moura Neto, ladeado pelos Almirantes Lucio e Campos, ex-Pesidente e atual Presidente da FEMAR, respectivamente.

Nas suas palavras de boas-vindas ao Almirante Moura Neto e convidados participantes da palestra, o Almirante Campos ressaltou o trabalho incessante da Fundação para modernização de seus processos relacionados às áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão voltados para o mar, citando a ampliação da certificação ISO 9001:2015, desde 2022, para todas as atividades estatutárias da FEMAR, bem como a renovação do credenciamento, até 2027, junto ao MEC e MCTI, como fundação de apoio ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Marinha do Brasil, efetivando o conceito da tríplice hélice e gerando a interação entre os setores Acadêmico, Industrial e Estatal, necessária à operacionalização do recebimento de royalties pelas ICT credenciadas. Finalizando suas palavras, o Almirante Campos realçou que tal evento reforça a parceria latente entre o CEMBRA e a FEMAR, unindo-os no incremento da mentalidade marítima – tão importante para a Nação brasileira.

A plateia lotou o auditório da FEMAR.
AE Marcelo Campos. Presidente da FEMAR.

Em sua apresentação, o atual Coordenador Executivo do CEMBRA, Almirante Moura Neto, abordou soluções para os complexos problemas ligados ao mar brasileiro descritos nesta 3ª edição do BMS XXI: “A pretensão deste Centro de Excelência é que esse lançamento seja considerado mais um passo à frente, no enfrentamento dos óbices, nela identificados, que interferem no caminho, sendo trilhado pelo Brasil, para se consagrar em uma potência marítima”. Também ressaltou a importância da Década dos Oceanos e que o CEMBRA irá colaborar com esforços nacionais em prol desses dez anos dedicados aos oceanos, já tendo selecionado cinco projetos que receberão sua atenção prioritária.

AE Julio Soares de Moura Neto. Presidente do Cembra.

O evento destacou a necessidade de um esforço conjunto para enfrentar os desafios ambientais, econômicos e estratégicos relacionados aos mares e oceanos. As discussões e reflexões compartilhadas contribuirão para moldar um futuro mais consciente e sustentável para o nosso País, em especial às novas gerações de brasileiros, no que diz respeito ao seu patrimônio marítimo.

Alunos dos cursos técnicos em Transporte Aquaviário e em Portos da FEMAR, participaram da apresentação do AE Moura Neto.

O QUE É O CEMBRA?
O Centro de Excelência para o Mar Brasileiro, com personalidade jurídica própria, é uma associação advinda do esforço cooperativo de setores da sociedade brasileira, dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias e estudos relacionados ao Mar Brasileiro, sempre que possível mediante a execução de Projetos Estruturantes, instituída na forma do Código Civil Brasileiro para fins não econômicos e sem fins lucrativos.

Tem como missão propor, coordenar e executar projetos e ações estruturantes relacionados ao estudo e aproveitamento do Mar Brasileiro, por meio da integração entre as partes interessadas e aplicação dos conceitos de excelência, visando ao desenvolvimento nacional nesse ambiente. Visa ser reconhecido como organização de integração em atividades de vanguarda relacionadas ao estudo e aproveitamento sustentável do Mar Brasileiro.

NOTA: A 2ª Edição do livro “O Brasil e o Mar no Século XXI” pode ser encontrada também no formato E-book. Em breve, será lançada a 3ª Edição revisada e atualizada.

Capas das 2ª e 3ª Edições do livro “O Brasil e o Mar no Século XXI”.